Comissão de Saúde da Aleac promove audiência pública com vereadores do interior

comissao-de-saude-02

Na manhã desta segunda-feira (27), membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveram uma audiência pública com a presença de vereadores dos municípios de Tarauacá, Feijó, Jordão e do secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene. Na ocasião, foi discutida a situação dos hospitais das referidas cidades e também a necessidade da contratação de mais profissionais para atuar no setor.

Dentre as reivindicações apresentadas pelos vereadores estão a necessidade de humanização no atendimento à população nos hospitais, uma vez que eles alegam que em alguns desses estabelecimentos há discriminação contra pacientes. Também a contratação de mais médicos e enfermeiros, pois há pouca quantidade desses profissionais, o que estaria acarretando sobrecarga de trabalho. Solicitaram ainda, a manutenção e aquisição de aparelhos utilizados no espaço hospitalar.

comissao-de-saude

O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado José Bestene (PP), pontuou que todas as reivindicações apresentadas pelos vereadores serão encaminhadas ao governo. Disse ainda que o grupo de parlamentares está à disposição para intermediar o debate em busca de melhorias para a área da Saúde.

“Essa regional veio fazer suas reivindicações de reforma dos hospitais, contratação de pessoal, dentre outras coisas. Ontem eles estiveram com o governador, que os recebeu e ficou de atender às solicitações. Nós, enquanto representantes do povo e, em especial, fazendo parte da Comissão de Saúde, nos colocamos sempre à disposição para contribuir naquilo que estiver ao nosso alcance. Encaminharemos ao governo do estado e ao secretário de Saúde a pauta entregue por eles”, assegurou.

O secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene, informou que já esteve reunido com o governador Gladson Cameli (PP) para tratar sobre a problemática. Ressaltou também que a Saúde é uma área que exige sempre muita atenção, uma vez que trata de vidas, e que problemas sempre existirão, mas que a atual gestão tem trabalhado para solucionar o maior número possível deles.

“Saúde pública é algo de alta relevância, pois trata de vidas. Nos municípios mais distantes isso exige ainda mais atenção. Temos buscado resolver problemas nesses municípios, primando pelo lado humanitário. A política de saúde não é só tratar de forma assistencial, mas de uma forma ampla, desde a prevenção. Estamos à disposição para discutir, pois reconhecemos que o regime próprio necessita de uma modernização de sistema, principalmente, nos municípios distantes. O modelo de gestão precisa ir além, principalmente, em tempos de crise econômica a qual todo o país atravessa hoje”, disse.

Ao final da audiência foi informado que o deputado Jesus Sérgio (PDT) alocou uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão para o município do Jordão. O montante será voltado para investimentos na Saúde. Também participaram da reunião os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Jonas Lima (PT) e Jenilson Leite (PSB).

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas