Eliane Sinhasique denuncia casos de mau atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora

eliane010415A líder do PMDB, deputada Eliane Sinhasique, comentou na sessão desta quarta-feira, 1º, os casos em que gestantes esperam mais de 20 horas para ser atendidas na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A deputada pediu, ainda, a conclusão das obras de reforma do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) para desafogar as unidades de atendimento de emergência às mulheres.
“Dos três centros cirúrgicos, um está interditado. É lamentável que as mulheres tenha que ter seus bebês na sala de espera. Isso é uma realidade, senhores. Quando eu falo de política para as mulheres falo de algo maior. A gravidez é o momento em que a mulher precisa de conforto. Ela precisa ter um parto humanizado”, disse Eliane Sinhasique.

A deputada disse que há um ano e oito meses está sendo reformada parte da maternidade para abrir 16 novas vagas apenas. Ela considerou inadmissível a demora na reforma de uma unidade fundamental para o atendimento dispensado às mulheres.

Sinhasique denunciou, também, a demora na realização dos partos o que ,segundo ela, tem ocasionado uma série de doenças neurológicas nas crianças que nascem na unidade. Além da demora em realizar os partos, ela frisou que mulheres com fetos mortos também sofrem com a demora no atendimento.

“Há 15 dias estamos envolvidos em alguns casos dramáticos dentro da Maternidade Bárbara Heliodora: mulheres com bebês mortos na barriga, pacientes com febre com fetos mortos dentro da barriga. Todo mundo sabe que um bebê em estado de putrefação vai causar uma infecção generalizada. Os relatos de crianças que ficaram com sequelas neurológicas são muitos por causa do atraso no parto. Vamos ter uma geração de crianças deficientes”, cita ela.

A deputada pediu uma fiscalização mais intensa por parte do Conselho Regional de Medicina nas unidades de saúde do Estado. “Gostaria de provocar o CRM para fazer uma fiscalização rigorosa na Maternidade Bárbara Heliodora, no Hospital de Base, na Fundação Hospitalar”.