loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen apresenta projeto que institui política estadual de proteção às pessoas com autismo

daniel010415O deputado Daniel Zen (PT) apresentou na sessão desta quarta-feira, 1º, projeto de lei que institui a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto faz parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ele frisou que a proposta é fruto de um longo debate com pais e membros da Associação Família Azul. A ideia é melhorar o atendimento nos serviços de saúde, educação e a criação de centros especializados.
“Depois de uma longa caminhada de diálogo e de debate se chegou a um formato bastante interessante que institui a política estadual para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, no sentido da melhoria do atendimento na educação pública, no que diz respeito ao atendimento nas unidades de saúde, até com centros especializados”, frisou.

De acordo com o parlamentar, o correto acompanhamento possibilita o desenvolvimento das habilidades das pessoas com autismo. Ele frisa que as mudanças virão com o tempo, mas as medidas começam a ser implementadas agora.

Zen reconheceu o esforço parlamentar feito pelos deputados Lira Morais (PEN) e Major Rocha (PSDB), na legislatura passada para a aprovação de um projeto de lei que beneficiasse as pessoas com autismo. De cada 68 crianças, pelo menos um é autista.