loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Luiz Gonzaga denuncia problemas no transporte de pacientes do TFD

gonzaga310315O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) relatou na sessão desta terça-feira, 31, visita ao município de Cruzeiro do Sul onde, segundo ele, foi procurado por familiares de pacientes do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na região do Juruá. Ele cobrou mais atenção por parte do governo do Estado, especialmente para a forma como as pessoas estão sendo transportadas pelo TFD. Luiz Gonzaga disse que durante o final de semana ouviu muitos relatos de pacientes e familiares que reclamavam da empresa responsável pelo transporte entre Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul. De acordo com eles, o problema maior está no retorno dos pacientes.

“O que chama atenção é que os pacientes de Marechal Thaumaturgo estão sendo levados para Cruzeiro do Sul, mas o retorno está comprometido. O problema maior é que a empresa responsável pelo transporte é de Rio Branco, ou seja, o avião sai da capital para pegar os pacientes em Marechal Thaumaturgo e levá-los para Cruzeiro do Sul, o que certamente encarece ainda mais esse serviço, não está cumprindo o contrato”, denunciou.

O deputado revelou ainda que muitos pacientes de Cruzeiro do Sul são transportados para Rio Branco por essa mesma empresa, sempre em aviões que partem da capital para o Juruá, mas nem sempre oferecem as condições adequadas para realizar o transporte.

“Conversei com o senhor Francisco Rocha Marinho, que está com os membros inferiores paralisados. Ele espera há muitos dias para conseguir uma vaga para ser transportado até Rio Branco. No último domingo ele foi ao aeroporto de Cruzeiro do Sul na esperança de enfim embarcar para a capital, porém teve que retornar frustrado, pois o avião não tinha uma maca para fazer seu transporte”, relatou.

Para o parlamentar, o governo vem gastando um valor exorbitante com a empresa, mas mesmo assim centenas de pessoas continuam sofrendo na fila do TFD. “O governo precisa mudar esse modelo de contrato. As famílias estão sofrendo”, afirmou.

Luiz Gonzaga também disse que recebeu reclamações de pacientes que está faltando no Hospital do Juruá o medicamento Estreptoquinase, utilizado em casos de infarto. O deputado também disse que está faltando oxigênio em Jordão e que o técnico que trabalha com o aparelho de raios-X já disse que vai sair do hospital por falta de pagamento.

No Grande Expediente o deputado Luiz Gonzaga questionou o pronunciamento do deputado Jesus Sérgio (PDT), que elogiou a ação do governo do Estado para garantir a pavimentação da BR-364.

“Essa obra não foi inaugurada porque ela ainda não foi concluída. E pelos recursos investidos nessa estrada ela deveria ser um verdadeiro tapete. Em todos os trechos temos problemas. Entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul está o pior trecho. A verdade é que muitos foram os investimentos, mas não conseguiram concluir a obra”, concluiu.

Na Explicação Pessoal o deputado Luiz Gonzaga rebateu o deputado Jonas Lima afirmando que sempre vai fazer denúncias, buscando melhorar a qualidade de vida da população. Ele contestou ainda a funcionalidade do Deracre, afirmando que as estradas e os ramais do Acre precisam de manutenção.

“Vou continuar fazendo denúncias aqui. Fui eleito pela população. Não vou me calar diante do descaso do poder público e do sofrimento do povo, principalmente do Juruá. As pessoas estão sofrendo. Recebi um telefone na semana passada e chorei ouvindo os relatos. Não estamos trazendo aqui coisas pequenas, mas o que é preciso falar”, garantiu.