loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique quer informações sobre recursos do Acreprevidência

eliane310315A líder do PMDB, deputada Eliane Sinhasique, apresentou na sessão desta terça-feira, 31, requerimento solicitando informações ao diretor-presidente do Acreprevidência, José de Anchieta Batista. Ressaltando que os contribuintes, que são servidores públicos, depositam mensalmente o dinheiro, ela manifestou preocupação com a destinação dos recursos. Entre outras coisas, Eliane Sinhasique está solicitando: o extrato integral dos últimos três exercícios financeiros do Fundo de Previdência Social do Acre; a apresentação do Plano de Políticas para investimentos de Recursos Financeiros, devidamente aprovados pelo CEPS; como e onde estão sendo aplicados os recursos totais do Acreprevidência; a existência de déficit operacional no ano de 2014 e informações e esclarecimentos sobre as provisões e perdas com investimentos.

“Eu trabalho com dados, com provas. Essas são informações importantes para que possamos saber como está a saúde financeira do nosso Estado. Nós estamos tratando de recursos dos aposentados. Portanto, precisamos de todos os esclarecimentos possíveis para evitar prejuízos”, afirmou.

No Grande Expediente Eliane Sinhasique apresentou um anteprojeto de lei que altera a Lei Ordinária nº 1.688, que Cria o Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência), possibilitando que o governo do Estado possa oferecer aos aposentados estaduais a antecipação de um salário, no mesmo modelo feito pelo INSS.

“O diretor do Acreprevidência disse que não existe uma brecha jurídica para que seja realizado tal procedimento. Portanto, estamos oferecendo a oportunidade para que o governo possa oferecer esse benefício aos aposentados do Estado. Agora, se não existe dinheiro em caixa, é outra coisa. Mas os aposentados acreanos estão esperando por isso”, afirmou.

Já na Explicação Pessoal, Eliane Sinhasique manifestou preocupação com a forma como os produtos da empresa Peixes da Amazônia estão sendo comercializados. Ela disse que, além do alto preço cobrado, apenas um supermercado local está comercializando o pescado.

“O preço do peixe da empresa, que tem investimentos públicos, está muito alto. Esperava que os produtos pudessem ser mais baratos. No entanto, o preço praticado é inacessível para os pobres. Muito dinheiro do povo foi investido. Agora, ou a produção está pequena, para que seja direcionada para um único supermercado, ou dinheiro não está sendo bem aplicado”, salientou.