Luiz Gonzaga destaca importância de integração entre Cruzeiro e Pucallpa no Peru

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB) disse que aproveitou a Expojuruá para apresentar ao governador Gladson Cameli (PP), ao vice Major Rocha (PSDB) e aos empresários da região, o mapa do projeto Interconexão Brasil (Cruzeiro do Sul) com o Peru (Pucallpa), que mostra todo o percurso da possível estrada ligando as duas regiões.
“Fiz a apresentação desse projeto que valorizará ainda mais aquela região. Temos certeza que será de muita viabilidade e precisamos unir todos os poderes e o setor empresarial, para que possamos garantir este audacioso projeto que vai agregar valores no intercâmbio cultural, comercial, turístico e econômico em diversas áreas”, disse.
O tucano destacou que com a nova estrada, a distância de Cruzeiro do Sul para Lima, capital do Peru, cairá para 1.000 quilômetros. “Hoje, de Cruzeiro do Sul até Lima a distância é de 3.038 quilômetros. Com a nova estrada, cairia para aproximadamente 1.000 quilômetros. Uma redução de mais de um terço”, destacou.
O deputado disse ainda que a estrada não precisa ser construída totalmente desde o início. Segundo ele, do lado brasileiro, os 32 quilômetros que ligam Rodrigues Alves a Mâncio Lima são asfaltados. “O que precisa ser feito são 78 quilômetros até chegar à fronteira peruana. No país vizinho, o que já está garantido pelo governo peruano, é necessário abertura de 103 quilômetros até chegar à Pucallpa, que possui uma rodovia que a liga com Lima”, explicou.
Ainda de acordo com o parlamentar, com essa estrada os produtos de todo o Brasil, em especial da região Norte, teriam uma rota de escoamento para Lima e também para todos os países que estão acima no mapa, como Colômbia e Equador, por exemplo.
“Hoje, o nosso principal produto de exportação é a madeira. Para que chegue à Ásia é preciso ir até Porto Velho e de lá, uma balsa até o porto em Belém e daí seguir viagem. A estrada ajudaria muito na nossa economia, no crescimento dos nossos municípios e também do Peru, pois a rota é turística e facilitaria muito o acesso aos países”, destacou.
Luiz Gonzaga disse que o projeto já conta com o apoio do governador. “Quando expliquei o projeto, Gladson ficou encantado com a facilidade de executar. Ele afirmou que esse projeto será uma das prioridades para nossa região e esperamos que o Governo Federal também nos ajude a desburocratizar muitos entraves. Rocha já se comprometeu de ir até a Serra do Divisor, e, inclusive, já foi duas vezes ao Peru para tratar da estrada. Em setembro haverá o encontro, no Acre, do presidente peruano com o brasileiro, Jair Bolsonaro, o que pode fazer com que seja dado mais um passo importante para a realização desse sonho”, finalizou.
Texto: Mircléia
Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac