loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Heitor Júnior comemora liberação da Anvisa para novo medicamento contra hepatite C

heitor310315O deputado Heitor Júnior (PDT) comemorou na sessão desta terça-feira, 31, o registro feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Sofosbuvir, novo medicamento indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado pela agência em 2015, após o registro do Daclatasvir – em janeiro –, e do Simeprevir – em março. Juntos, eles compõem um novo e eficiente tratamento para a doença disponível no mundo, com um percentual de cura de cerca de 90%. A expectativa é que os medicamentos sejam disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) até o final deste ano. O Brasil será um dos primeiros países a adotar as novas tecnologias na rede pública de saúde.
De acordo com o deputado, os medicamentos receberam prioridade de análise na Agência por serem de interesse estratégico para as políticas de tratamento da hepatite do Ministério da Saúde.

A avaliação para a concessão do registro teve duração entre cinco e oito meses. As novas opções terapêuticas proporcionam tempo reduzido de tratamento – de um ano, em média, para três meses –, redução da quantidade de comprimidos, além da vantagem de serem de uso oral. A expectativa é que o novo tratamento beneficie 60 mil pessoas nos próximos dois anos.

“O Sufosbuvir é o primeiro medicamento dessa nova geração, antiviral de ação direta que atua como inibidor de uma enzima essencial para a replicação do vírus C, a polimerase NS5B de ácido ribonucléico. O Sofosbuvir é bem tolerado, com pouco ou nenhum efeito colateral”, ressaltou.

Heitor Júnior ressaltou ainda que o registro dos três remédios – Sofosbuvir, Simeprevir e Daclatasvir – e a incorporação deles ao SUS era uma demanda das associações voltadas para hepatite C. “O que se espera para 2015 é conseguir não só analisar a incorporação tecnológica, mas também a aquisição e distribuição desses medicamentos”, complementou.

A doença

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal – como lâminas de barbear e depilar -, alicates de unha, além de outros objetos contaminados com o vírus utilizados na confecção de tatuagem e colocação de piercings. Há também transmissão vertical (de mãe para filho) e sexual.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac