loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Morre o ex-deputado José da Fonsêca Araújo

Faleceu nesta quinta-feira, 26, o ex-deputado estadual José da Fonsêca Araújo.O ex-parlamentar nasceu no dia 26 de março de 1927, na cidade de Sena Madureira -AC. Era filho de Akel Fares Akel e Zulmira da anunciação Akel. Casado com Cléia de Oliveira Fares tinha três filhos: Ignês Ione e Antônio José.
José da Fonsêca elegeu-se deputado estadual a primeira vez em 7 de outubro de 1962, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, com 468 votos, para a 1ª Legislatura, de 1963 a 1966. Nesse período foi eleito primeiro-secretário da Mesa Diretora do Legislativo acreano.

Foi integrante da 1ª Constituinte que elaborou a 1ª Constituição do Estado do Acre. Também foi líder de bancada da UDN em 64, 65 e 66.

Na eleição de 15 de novembro de 1966 foi 2º suplente pelo Movimento Democrático Brasileiro – MDB, com 436 votos, na 2ª Legislatura.

Assumiu o cargo de deputado estadual por seis meses por causa do afastamento do titular, deputado Édson Cadaxo.

José da Fonsêca ocupou vários cargos públicos: Contador do Departamento de Administração do Governo do Território do Acre de 1953 a 1962; Diretor da Organização do Centro Universitário do Acre, nomeado pelo governador Jorge Kalume; Diretor de Administração da Universidade Federal do Acre; Diretor Financeiro do Curso de Economia da UFAC; Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal do Acre; e Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Acre, de 1976 a 1978.

Foi Chefe de Guarda, de primeira classe, equivalente hoje a 2º Sargento; professor do Educandário Santa Margarida; professor de Estatística do Complexo Escolar de Ensino Médio – CESEME, atual CEBRB; professor de Economia da UFAC; e atuou no Tribunal de Contas do Estado com auditor.

Integrou a Comissão de Implantação do Colégio de Aplicação. Participou de Comissão do Ministério de Educação e Cultura – MEC. Coordenou o Plano Institucional de Capacitação de Docentes – PICD. Foi integrante da Comissão de Inspeção das Universidades promovida pelo MEC e chegou a inspecionar várias unidades nos Estados do Amazonas, Ceará e Goiás. Participou da Comissão de Avaliação das terras, onde hoje está localizada a Fundação Universidade Federal do Estado do Acre – FUFAC, também foi membro da Comissão que elaborou o projeto de sua construção.

Como primeiro-secretário da Aleac fez a leitura da 1ª Constituição do Estado do Acre, promulgada em 1º de março de 1963.

Paulo Luiz
Agência Aleac