Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Fagner Calegário pede instalação de Sistema de Políticas Públicas Sobre Drogas

fagner-calegario-260619


O deputado Fagner Calegário (sem partido) apresentou durante sessão desta quarta-feira (26) um Projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (SISESD). O programa visa a organização, articulação e coordenação de atividades relacionadas à prevenção do uso de entorpecentes e reinserção de usuários e dependentes químicos na sociedade.

Calegário falou sobre a importância da aprovação do PL e como isso afetará positivamente a saúde, uma vez que o tratamento oferecido a dependentes químicos exige participação e investimentos do Poder Público. Destacou também que o SISESD vai contribuir para a inclusão social do cidadão, visando torná-lo menos vulnerável a assumir comportamentos de risco.

“Quando falamos sobre drogas, temos que remeter o assunto à Saúde Pública. E para que possamos combater o uso de entorpecentes, é necessário que trabalhemos tanto a prevenção como a recuperação dos dependentes químicos. Muitas casas que trabalham com essa finalidade estão sem receber recursos, o que inviabiliza a ação delas. Com esse PL buscamos justamente o fortalecimento desse tipo de iniciativa”, disse.

O parlamentar falou ainda sobre a falta de diálogo entre a atual secretária de Saúde do Estado, Mônica Feres, e as autoridades competentes. Ele alega que o governador Gladson Cameli (PP) substituiu Alysson Bestene, que recebia a todos e dialogava, por uma gestora que ninguém tem acesso.

“Quero abrir um diálogo com a secretária sobre esse assunto, as casas de recuperação para dependentes químicos, mas ninguém consegue chegar a ela. É muito complicado, pois o ex-secretário era totalmente acessível e sempre disposto a resolver as demandas apresentadas”, destacou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac