Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite afirma que Saúde Pública está caótica

jenilson-leite-pcdob-260619


Durante sessão realizada nesta quarta-feira (26) o deputado Jenilson Leite (PCdoB) fez um alerta sobre a falta de medicamentos trombolíticos no Pronto Socorro da capital. O parlamentar disse que se hoje alguém estiver infartando e buscar a unidade de saúde, não haverá condições para ser atendido. Ele solicitou que o Ministério Público faça uma investigação e tome providências sobre o problema.

Jenilson afirmou que a situação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) vai de mal a pior. De acordo com ele, faltam medicamentos indispensáveis para o atendimento de pessoas que necessitem fazer um cateterismo. Disse ainda que ontem venceu o contrato do governo com a empresa que fornece material para o procedimento, no entanto, o executivo ainda não renovou o contrato e nem se pronunciou a respeito. Ele pede que o Ministério Público tome medidas urgentes sobre o fato.

“O atendimento realizado no Pronto Socorro requer agilidade clínica e precisão em todo o processo, da chegada à unidade até o contato com o médico. Toda equipe precisa de treinamento para reconhecer os principais sintomas de um evento cardíaco de forma que o paciente seja encaminhado o mais rápido possível a um especialista. O contrato da empresa foi suspenso, portanto, a partir de hoje o PS está sem tratamento para infarto, o que é muito grave e exige solução urgente”, disse.

O parlamentar seguiu dizendo que de fato os problemas na Saúde Pública vêm se arrastando há alguns anos, no entanto, ficar olhando pelo retrovisor em busca de culpar a gestão passada não vai resolver a situação. Acrescentou também que o atual governo dificilmente vai conseguir melhorar a situação enquanto não apaziguar as contendas entre sua própria equipe.

“O atual governo se elegeu prometendo resolver todos os problemas, no entanto, o que vemos diariamente é uma disputa interna, falta de entendimento de todos os lados, brigas por espaço e uma equipe completamente apartada. Numa casa onde as brigas, divisões e problemas estão na ordem do dia, a prosperidade não vai fazer parte”, ajuizou.

O comunista concluiu seu discurso agradecendo ao secretário da Casa Civil do Estado, José Ribamar, pelo mesmo ter acatado sua indicação para o retorno dos trabalhos na rádio Difusora de Tarauacá. Também solicitou uma nova viatura do Samu para o município de Porto Acre.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac