loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite propõe seminário para discutir mudanças climáticas no Acre

jenilson190315O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), lamentou, durante a sessão desta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a nova enchente do Rio Muru, que pela 10ª vez transbordou deixando centenas de famílias desabrigadas em Tarauacá. “Nossa população está passando por mais dificuldades. Todos os anos nós tínhamos as enchentes, mas estamos passando um momento atípico, algo que jamais vivemos em nosso município. Mesmo com todos os esforços da prefeitura e do Governo do Estado, está chegando o momento da Aleac convidar toda sociedade para uma grande discussão sobre as mudanças climáticas”, disse.
Para ele, é preciso envolver especialistas da região e de outros estados, que possam ajudar na prevenção. Jenilson Leite lembrou que é fundamental a realização de um estudo minucioso sobre o clima da região, para que possa ser feito um plano de ação para evitar novas tragédias.

“Proponho que a Aleac seja a autora principal desse seminário regional, para que possamos discutir as mudanças climáticas que têm castigado nossa população nos últimos tempos. Essa discussão é fundamental para que possamos entender o que está acontecendo com nosso clima, evitando assim novos desastres”, afirmou.

Destacando o apoio dado por profissionais da imprensa às ações do seu mandato, ele parabenizou a Polícia Militar do Acre pela formatura de 192 novos policiais.

No Grande Expediente, Jenilson Leite, citando discurso da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que fez críticas ao prefeito Elson Farias (PCdoB) sobre pedido de ajuda para o município de Jordão, lembrou que muitos são os problemas, mas que os esforços estão sendo feitos para minimizar as dificuldades.

“Tenho conversado muito com o prefeito Elson Farias. Ele visita muito a zona rural e nós temos consciência dos problemas existentes. A iniciativa da deputada Eliane Sinhasique é positiva. Tentar ajudar é algo que é muito importante. Não é justo, porém, dizer que consegue conversar com um ministro e não consegue conversar com o prefeito. Ele é um homem comprometido e não vive dentro da prefeitura”, disse.

Jenilson chegou a afirmar que a deputada tem facilidade de reuniões com ministros, por seu partido, o PMDB, fazer parte do Governo Federal, mesmo que ela, na Aleac, esteja fazendo críticas à presidente Dilma.

Já na Explicação Pessoal, Jenilson Leite, lembrou que é importante a discussão do tema “Saúde” na Assembleia Legislativa. “Esse é um tema que é fácil de debater quando se está na oposição, mas precisamos discutir com ética e seriedade para não cometermos injustiças”, enfatizou.

Para ele, é importante lembrar que em todas as profissões existem pessoas dedicadas e aqueles que não assumem o compromisso. “Os trabalhadores de Saúde não são culpados, nem responsáveis pelas dificuldades que acontecem nas Unidades não. Alguns que agem de forma errada, devem sim ser punidos. Os profissionais médicos também já sofreram muito. Mas precisam também de respeito, pois num Estado igual o Acre, temos dificuldades para ter aqui mais profissionais. Dos que se formam nas universidades, 90% vão embora do Acre”, citou.