loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique destaca reunião com ministro da aviação em Brasília

elianes190315A deputada Eliana Sinhasique (PMDB) informou na sessão desta quinta-feira, 19, que se reuniu na última terça-feira (17) com o Ministro da Aviação, Eliseu Padilha, em Brasília. A parlamentar foi buscar liberação de recursos para obras de reforma da pista de pouso da cidade de Jordão. Segundo a oposicionista, já existe uma lista com o nome das cidades que receberão recursos para a reforma e ampliação de pista de pousos, entre elas a capital Rio Branco, mas na lista dos municípios contemplados não constam as cidades de Jordão, Santa Rosa e Manoel Urbano.
“Tive acesso à lista das cidades que terão recursos liberados pelo Ministério para reforma e ampliação das pistas de pouso, mas na relação não constava a cidade de Jordão, por isso resolvi conversar com o ministro para pedir que ele incluísse aquele município. Ele disse que nada poderia fazer uma vez que a reforma da pista daquela cidade é de responsabilidade do Estado”, disse.

A parlamentar pediu que o Governo do Acre realize os procedimentos necessários com a União para garantir a outorga das pistas de pouso dessas cidades. “Foi uma surpresa quando soube que Jordão não recebeu recursos para a reforma da pista de pouso porque até hoje o Estado não passou para a União a outorga. Peço que o governo faça o procedimento necessário para garantir que esses municípios recebam os recursos para reforma das pistas”, complementou.

Eliane Sinhasique destacou ainda a presença dos médicos José e Miguel Ortiz, membros do Sindicato dos Médicos do Acre. Eles vieram à Aleac parabenizar a parlamentar pelo projeto de lei de sua autoria que “Dispõe sobre a obrigatoriedade dos Hospitais Públicos de Pronto Atendimento (UPAs), localizados no âmbito do Estado do Acre, a fixarem em local visível, a lista dos médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e odontólogos, com a respectiva carga horária, destacando os dias de atendimento de cada profissional médico, contendo, inclusive, relação dos plantonistas e de especialistas, quando houver”.

“Eles vieram me parabenizar afirmando que o projeto suscitou na academia um debate sobre a questão da saúde pública. Os médicos entendem que a coordenação dos hospitais deve ter a preocupação de informar à população qual médico está de plantão naquele dia”, disse.

A deputada falou ainda sobre as emendas federais que são destinadas a área da saúde. De acordo com Eliane Sinhasique, ainda que 50% dessas emendas sejam destinadas para o custeio desse setor, a precariedade nas unidades de saúde do Acre continua. “Acho maravilhoso que 50% das emendas sejam destinadas à saúde pública, mas do que adianta ter dinheiro para comprar uma ambulância e não ter recurso para colocar gasolina? Para que serve construir um posto de saúde se não tem verba para comprar medicamentos?”, indagou.

Quanto à contratação provisória de médicos, a deputada também se manifestou. “Temos muitos médicos formados no Acre que estão trabalhando em outros estados. O governo insiste na contratação provisória e isso está fazendo com que fiquemos sem esses profissionais nos hospitais. Os enfermeiros estão sobrecarregados porque o governo não contrata médicos para as unidades de saúde do Estado”, afirmou.

Para concluir, a oposicionista disse que 46% dos membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) são contra a aliança com o Partido dos Trabalhadores. A deputada demonstrou insatisfação com o governo Dilma (PT) e garantiu que em momento algum aprovou a coligação.

“Mais da metade dos membros do PMDB não concorda com essa coligação. Eu nunca aprovei essa aliança e sempre deixe isso bem claro. Nós não concordamos com a maneira com que a atual presidente administra o Brasil, temos uma posição bem clara com relação a isto”, afirmou.

A parlamentar disse ainda que a possibilidade dos ministros do PMDB entregarem os cargos está sendo discutida pelo partido. “Já fizemos um debate sobre isso, nós defendemos que nossos pares entreguem os ministérios para Dilma. Nós não compactuamos com a forma que ela vem tratando os problemas do nosso país”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac