loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Lourival Marques comemora publicação de Portaria da outorga da água

lourival190315O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques, comentou o discurso da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), lembrando que o Governo do Estado não vem medindo esforços para solucionar os problemas dos municípios acreanos. Ele destacou ainda a publicação da Portaria Normativa da Outorga da Água, documento necessário para a liberação de recursos para o setor agrícola do Acre, publicada nesta quinta-feira, 19, no Diário Oficial.
“Essa é uma grande conquista para nosso Estado. Estive no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), conversando com o secretário Pedro Longo e com representantes do Banco da Amazônia. A partir de agora, os nossos produtores terão mais facilidade na liberação de financiamentos para o setor agrícola”, disse.

Lembrando que o setor agrícola deve ser o grande responsável pelo aquecimento da economia acreana, ele afirmou que o Banco da Amazônia já anunciou que tem mais de R$ 420 milhões para financiar o setor produtivo do Acre, o que é fundamental, principalmente nesse momento de crise.

“Estamos alegres e motivados com essa notícia. Essa Outorga da Água é um documento importante para que recursos sejam liberados. A partir de agora nossos produtores, dos diversos segmentos, terão oportunidade de fazer novos investimentos, melhorando nossa produção e trazendo melhorias para o setor”, afirmou.

Em aparte, o deputado Ghelen Diniz (PP) destacou a importância da Portaria da Outorga da Água, afirmando que, entre outras coisas, os produtores terão oportunidade de fazer novos investimentos, melhorando assim a produção e possibilitando o aquecimento da economia acreana.

Críticas ao PMDB

Na Explicação Pessoal, o deputado Lourival Marques sugeriu que a Comissão de Saúde possa promover um amplo debate sobre o Sistema Público de Saúde.

Lourival também criticou a postura da deputada Eliane Sinhasique que chegou a afirmar que “discorda da aliança do PMDB nacional como o PT”. De acordo com Lourival Marques, a parlamentar disse que seu partido já chegou a decidir pela entrega dos cargos no Governo Federal.

“A pergunta que faço é: porque não fizeram isso quando no mandato passado em que Dilma tinha mais de 60% de aceitação popular? Quando o navio começa a afundar os primeiros que pulam são ratos. Está acontecendo um problema a nível nacional. O momento é difícil e pede união, mas, ao contrário, o partido mais próximo do governo Dilma resolve entregar ministérios à presidente. Isso é preocupante. O PMDB só pensa nos cargos que ele tem, não no que é melhor para o Brasil”, criticou.