loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen quer instituir política estadual para pessoas portadoras de autismo

daniel190315O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), informou na sessão desta quinta-feira, 19, que está discutindo junto ao Poder Executivo a elaboração de projeto de lei que visa “Instituir a Política Estadual de Proteção e Assistência aos portadores de Autismo”. O projeto, segundo o parlamentar, tem como objetivo dar dignidade aos portadores do autismo bem como a seus familiares. O autismo é um distúrbio de origem genética que pode ser identificado no início da vida de uma criança, sendo caracterizado por alterações significativas na forma de comunicação, na interação social e no comportamento da criança.

A proposta que ainda está em discussão determina que o Estado regulamente e exerça políticas públicas eficientes para o diagnóstico, tratamento especializado e proteção dos direitos dos autistas de forma a garantir melhor qualidade de vida aos autistas e suas famílias.

“Esta semana recebi em meu gabinete uma equipe de representantes da Associação Família Azul, que acolhe portadores de autismo no Estado. Na ocasião conversamos sobre esse projeto que ainda está em fase de elaboração, bem como de discussão com o Executivo. Nosso objetivo é instituir uma política estadual com atenção às pessoas autistas com o intuito de darmos dignidades a elas”, explicou.

O deputado destacou as obras da BR-364 que agora está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). De acordo com Daniel Zen, a obra foi repassada ao órgão devido uma intervenção do governador Tião Viana (PT), em Brasília.

“O DNIT não tomou a obra da BR-364 porque o Estado não estava dando conta, como estão afirmando por aí. O Estado apenas pediu para o DNIT assumir uma obra que é de responsabilidade do próprio Departamento uma vez que se trata de uma obra federal. Isso se deu graças a intercessão do governador que, como todos sabem, possui trânsito livre na Esplanada dos Ministérios e conseguiu com o apoio da bancada de sustentação do governo que o DNIT assumisse a obra”, explicou.

Para concluir, o deputado parabenizou o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelo trabalho desenvolvido no setor de comunicação social da Casa. “Sempre acompanho as matérias divulgadas no site da Aleac e é importante o Parlamento acreano ter um canal de comunicação com a população. As sessões também são transmitidas pela internet possibilitando que as pessoas que residem tanto na capital quanto no interior acompanhem em tempo real os debates que acontecem no Legislativo”, enfatizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac