Nelson Sales defende mais apoio do Governo Federal para a saúde pública nos municípios

nelson190315O deputado Nelson Sales (PV) comentou na sessão desta quinta-feira, 19, os principais problemas registrados no sistema de saúde pública do Acre. Ele lembrou que é importante a ajuda do Governo Federal às prefeituras, afirmando que muitas não têm condições de fazer investimentos na Saúde. “O tema saúde é muito importante. Acompanhei atentamente o pronunciamento dos colegas que me antecederam. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) citou a questão das emendas parlamentares. Olhando para a realidade das nossas prefeituras, sabemos que elas precisam de ajuda para manter as unidades funcionando. Somente com os recursos próprios não é possível”, disse.
Nelson Sales lembrou que os recursos enviados às prefeituras para as farmácias básicas não representam 20% da demanda. Para ele, mesmo com os investimentos do SUS o custeio das despesas com a Saúde ainda é o gargalo dos gestores.

“A verdade é que os nossos municípios atualmente não têm condições de bancar sozinhos a saúde pública. É preciso urgentemente do apoio do Governo Federal. Do outro lado não podemos atribuir somente aos trabalhadores, sejam médicos, enfermeiros, técnicos e outros, os problemas registrados. Precisamos olhar o problema como um todo e buscar a solução”, afirmou.

Em aparte, o deputado Raimundinho da Saúde (PRP) disse que qualquer profissional, seja enfermeiro ou técnico, que esteja fazendo o trabalho de um médico, deve ser denunciado, pois algumas atribuições são de exclusividade dos médicos. Ele lembrou ainda que a saúde pública é um tema que merece destaque e atenção especial.