loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen destaca encerramento de programa Jovem Parlamentar Acreano

Na sessão desta terça-feira (11) o deputado Daniel Zen (PT) destacou a sessão de encerramento do programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA), realizada ontem (10) no plenário da Assembleia Legislativa.

A iniciativa, que proporcionou a 24 estudantes da rede pública de ensino vivenciarem as atividades realizadas pelos deputados, é fruto de uma resolução de autoria do próprio parlamentar, em parceria com a mesa diretora da casa, Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Antes de assumirem as vagas destinadas ao programa, os estudantes passaram por um processo de votação semelhante ao que ocorre durante o pleito eleitoral. Vinte e quatro escolas públicas foram selecionadas e seus respectivos alunos elegeram seus representantes. Os jovens escolhidos tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, das comissões, audiências públicas e também sobre a elaboração de proposições.

Daniel Zen enalteceu a atuação dos jovens durante a execução do projeto. Ele destacou ainda a importância de os estudantes do ensino médio regular vivenciarem o processo político. “A sessão de encerramento que aconteceu ontem foi belíssima, muito emocionante. Sem dúvida uma experiência engrandecedora aos 24 jovens escolhidos. Graças a uma parceria entre Aleac, TRE e SEE nós conseguimos obter sucesso. Faço votos de que a futura mesa diretora dê continuidade a esse programa que é tão enriquecedor para os nossos adolescentes”, disse.

O parlamentar destacou ainda a inauguração da segunda etapa do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO), realizada na última sexta-feira (7). O espaço abrigará a oficina ortopédica, o serviço de reabilitação neurológica e física. Em sua primeira etapa, foi entregue o Centro de Diagnóstico por Imagem, que só na aquisição de equipamentos para as salas de ressonância, ultrassonografia, radiografia e comando de tomografia foram investidos mais de R$ 7 milhões.

“Essa segunda etapa da obra tem como objetivo atender à demanda de reabilitação e fisioterapia do Estado. Uma obra incrível, que ainda contará com sua terceira etapa. O novo governador contará com dinheiro suficiente em caixa para dar continuidade à obra, assim como à reforma dos hospitais de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Brasileia”, frisou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac