loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite considera precipitada afirmação de que vacina contra HPV não tenha causado reações

O deputado Jenilson Leite falou durante a sessão desta quarta-feira (7) sobre a vinda de representantes do Ministério da Saúde para investigar supostas reações à vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em adolescentes no Estado. O parlamentar considerou precipitado o posicionamento dos especialistas, que afirmaram durante coletiva de imprensa que as reações não têm ligação com a vacina.

Cerca de 30 meninas que receberam a vacina tiveram reações neurológicas logo após a imunização, apresentando, inclusive, convulsões. Jenilson ressaltou que é necessário um estudo mais aprofundado sobre o caso. E salientou que em de 24 horas no Estado não é tempo suficiente para que os especialistas tenham certeza de que a saúde das garotas não tenha sido afetada pela vacinação.

“Fiquei chateado com os representantes do Ministério da Saúde que chegaram ontem e já disseram que essas convulsões nada têm a ver com a vacina. Não podemos dizer que foi a vacina, mas também não podemos fazer essa afirmação sem antes concluir um estudo aprofundado. Temos apenas dois neuropediatras que não estão tendo tempo suficiente para desvendar esses casos”, relatou.

O deputado fez um alerta para o número de imunizações que tem caído drasticamente desde que casos envolvendo reações começaram a aparecer. Destacou também que ainda este mês haverá uma reunião em Brasília, onde será tratado o caso e solicitado que o Ministério da Saúde disponibilize recursos para que seja realizada uma pesquisa sobre o fato.

“Como médico infectologista não tenho coragem de dizer que a culpa das convulsões não seja da vacina, mas também não posso dizer que é. Por isso considero precipitada a iniciativa de afirmar para a imprensa que a imunização não tenha afetado em nada a vida dessas garotas. Precisamos desvendar esse caso para que as vacinações possam continuar”, afirmou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac