loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique entrega a Daniel Zen documento sobre reforma da Constituição Estadual

A líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique, passou para o deputado Daniel Zen (PT) um documento elaborado pela Comissão Especial de Revisão Constitucional, que trata da reforma da Constituição Estadual. Em discurso durante sessão desta quarta-feira (7), a parlamentar relatou que o levantamento feito aponta tópicos que devem ser reformulados para que assim acompanhem a atual realidade da população acreana.

Eliane Sinhasique destacou que o documento feito por ela junto com sua equipe, será totalmente disponibilizado a Zen, que preside a Comissão Especial. Pediu ainda que o parlamentar, junto aos demais deputados que farão parte do próximo mandato, deem celeridade à reforma.

“Como não fui reeleita, entrego nas mãos do deputado Daniel esse levantamento feito por mim e minha equipe. Nele, apresentamos um estudo minucioso que fizemos para uma reforma da Constituição Estadual. Precisamos buscar soluções, pois vivemos um novo momento na sociedade, onde ocorrem mudanças, inclusive, de comportamento das pessoas”, justificou.

A última retificação da Constituição Estadual acreana ocorreu em outubro de 1989, há 29 anos. O corpo da composição possui uma literatura composta por 223 artigos, e os Atos das Disposições Constitucionais Transitórias têm 37 artigos.

Eliane Sinhasique discorreu também sobre a reunião que teve com o presidente da Federação da Agricultura do Acre (Faeac), Assuero Veronez, onde foi debatido o futuro do agronegócio no Estado. Ela alega que atualmente apenas 17% da floresta acreana é desmatada, e que esse percentual impede que ocorram avanços no setor.

“Atualmente, temos apenas 17% da floresta desmatada, a tendência é aumentar esse número para 20%. A cultura do preservacionismo da floresta não tem dado oportunidade de trabalho para as pessoas. Não queremos destruir o Acre, queremos terra para produzir”, disse.

Andressa Oliveira
Agência Aleac