loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen comemora reinauguração do Teatro Barracão

A reinauguração do Teatro Barracão Matias, localizado na Baixada da Sobral, em Rio Branco, foi tema do discurso do deputado Daniel Zen (PT), durante sessão desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O espaço de manifestações artísticas e culturais foi reinaugurado na última segunda-feira (5), Dia Nacional da Cultura, pelo governador Tião Viana (PT).

O parlamentar frisou que o Barracão, que foi símbolo de resistência cultural na década de 80, passou por reforma e ampliação, com investimentos do governo no valor R$ 178 mil, incluindo a construção de uma área externa para atividades de capoeira e música, além de camarim e copa.

Uma atitude que para ele demonstra a preocupação do governo do Estado com o fortalecimento da cultura no Acre. “Uma obra importante, que merece ser reconhecida. O Teatro Barracão era antigamente um espaço abandonado, que aos poucos foi ocupado por artistas de rua como malabaristas, pernas de pau, atores, dentre outros. Quando assumi a direção da Fundação Elias Mansour, em 2007, fizemos pela primeira vez uma obra de revitalização naquela espaço e agora, passados nove anos, fico feliz em poder ver o Barracão totalmente reformado”, disse.

Daniel Zen salientou que a retomada das atividades do Teatro Barracão articulará mais uma vez um processo de mobilização artística e social. Disse ainda que um dos destaques da reforma é o Telecentro, espaço gerido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), que oportunizará à comunidade cursos profissionalizantes, incentivando a inserção de jovens no mercado de trabalho.

“Parabenizo o governo do Acre e a diretora da Fundação Elias Mansour, Carla Martins, por estarem entregando nesse final de mandato obras tão importantes como esta. Ao revitalizar um espaço revitalizamos junto a sua memória, dentro de um processo coletivo que abrange a comunidade, bem como a história do movimento teatral”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac