loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac manifesta apoio irrestrito a estudantes que fazem medicina na Bolívia

estudantesmed170315O deputado Ney Amorim (PT), presidente da Aleac, suspendeu a sessão desta terça-feira, 17, em consenso com os demais parlamentares, durante a Explicação Pessoal, para receber os estudantes de que cursam medicina na Bolívia. Os estudantes reivindicam a possibilidade de fazer residência médica no Brasil. Ney Amorim garantiu total da Aleac à causa.

“Acho que esse é o primeiro encontro e penso que a segunda etapa é a reunião com a Comissão Mista, que reunirá as Comissões de Educação e a Comissão de Saúde, que acontece nesta quarta-feira, 18. Contem com o apoio total dos 24 deputados, contem com o apoio do Poder Legislativo”, pontuou.

São pelo menos 23 mil estudantes brasileiros que cursam medicina no país vizinho. Segundo o relato dos estudantes, na Bolívia não há unidades suficientes para que os acadêmicos façam residência médica. Eles pediram que as instituições no Brasil “abram as suas portas” e essa fase do curso seja acompanhada por médicos brasileiros.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) frisou que a luta para a revalidação dos diplomas não é de agora. Ele pediu reformas no processo de revalidação dos diplomas dos médicos formados em outros países.

“O Revalida ainda é uma forma de avaliação injusta. Tem que ser uma prova mais justa, principalmente o seu acesso”, disse o parlamentar comunista.

A deputada Leila Galvão (PT) disse que os estudantes abdicam da família para sustentar um sonho, mas que esse sonho torna-se um pesadelo quando chegam ao Brasil após terminarem o curso na Bolívia e são discriminados. Ela falou que há, sim, a possibilidade e vontade para que os acadêmicos façam residência no Brasil.

Já o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) disse que os estudantes brasileiros que fazem medicina em outro país devem ser aproveitados, isso porque eles já conhecem a realidade das nossas cidades, além de não haver problemas quanto ao idioma.

“Temos que trabalhar politicamente para que o leque seja aberto, principalmente para vocês que falam o mesmo idioma que o nosso. Não podemos de forma alguma duvidar da capacidade de vocês”, disse o parlamentar tucano.

A reunião com os estudantes e a Comissão Mista da Aleac acontece às 08h30min na Sala das Comissões.