Daniel Zen destaca empenho do Poder Executivo e Legislativo no socorro às famílias atingidas pela cheia

daniel100315O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), usou a tribuna na sessão desta terça-feira, 10, para falar dos dias de “desespero” que os acreanos viveram durante a maior cheia da história do Estado do Acre. O parlamentar destacou a atuação do Poder Executivo que, segundo ele, prestou toda a assistência necessária às famílias que foram atingidas pela enchente. “O governo acompanhou de perto todo trabalho da Defesa Civil estadual e dos Bombeiros na assistência às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre. Foram momentos de tensão, mas o importante é que conseguimos deixar em segurança todas as pessoas que tiveram suas casas inundadas. Foram 31 abrigos coordenados pelo Poder Executivo”, disse.

O deputado falou ainda do apoio do Governo Federal que liberou R$ 4,6 milhões para cinco cidades do Estado do Acre. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União de hoje. O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de recursos para ações da Defesa Civil aos municípios de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Sena Madureira e Assis Brasil.

As verbas serão usadas para ações de socorro, assistência e para restabelecer serviços. O prazo para a execução das obras será de 180 dias para cada uma das localidades. No fim do período, os cinco municípios terão um prazo de 30 dias para prestar contas, conforme texto do DOU.

“Além da ajuda financeira, que no momento é muito bem vida, foi anunciada pelo ministro da Integração a construção de mais 900 unidades habitacionais. Essas casas serão entregues nos próximos dias em regime de urgência às famílias atingidas pela cheia”, comemorou.

Aleac Solidária

O deputado destacou ainda a atuação da Assembleia Legislativa no socorro às famílias atingidas pela alagação. Ele parabenizou o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelo trabalho realizado na Escola João Batista Aguiar, no Manuel Julião, local que está servindo de abrigo para 120 famílias.

“Estivemos presentes em todos os municípios afetados pela cheia, inclusive aqui na capital. Entregamos ontem sete toneladas de alimentos ao prefeito Marcus Alexandre. O Poder Legislativo distribuiu 22 toneladas de produtos, entre alimentos e kits de limpeza. Nove toneladas em Tarauacá e Feijó; seis toneladas no Alto Acre e sete em Rio Branco e tudo isso por iniciativa do presidente Ney Amorim e com o apoio de todos os parlamentares”, ressaltou.

Para concluir, Daniel Zen apresentou uma proposta para tentar resolver a questão dos municípios castigados pela cheia do Rio Acre. A ideia do parlamentar é estabelecer uma parceria entre o Poder Legislativo e as prefeituras de Brasileia, Xapuri e Rio Branco para fazer uma revisão do Plano Diretor das cidades que sofreram com a alagação.

O deputado propôs também a gradativa remoção dos prédios públicos e instalações comerciais das áreas de risco. “O objetivo é estimular o processo gradativo de desocupação destas áreas, com a participação do poder público que deverá auxiliar a população. O segundo passo seria auxiliar na retirada dos comércios, pois a partir do momento que os prédios públicos e os comércios saírem os moradores também se disponibilizarão a deixar as áreas de risco, como um processo natural mesmo. Desta forma resolveremos este problema”, finalizou.

Mircléia Magalhães