loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Lourival Marques destaca dedicação e empenho do Legislativo no apoio aos desabrigados

lourival100315líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, deputado Lourival Marques, parabenizou na sessão desta terça-feira, 10, o presidente da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim (PT), pela assistência que o Poder Legislativo prestou às famílias atingidas pela cheia histórica do Rio Acre. “Todos os deputados, bem como os servidores desta Casa, estão de parabéns pelo trabalho realizado na escola João Aguiar. Foi um trabalho incrível que o Poder Legislativo realizou não só naquele abrigo, mas em todas as cidades atingidas pela cheia”, disse. O parlamentar apresentou ainda uma indicação pedindo providências da Secretaria Estadual de Educação e Esporte – SEE, no sentido de adquirir, em caráter de emergência, a produção de goma de tapioca dos produtores atingidos pela enchente de 2015.

De acordo com Lourival Marques, os prejuízos da cheia não foram apenas na cidade. Pelo menos 40 aéreas rurais sofreram perdas com a enchente do rio e praticamente toda produção foi perdida. As perdas contabilizadas já ultrapassam R$ 30 milhões, segundo o deputado.

“É uma tentativa de amenizar os prejuízos, pois produtores estão antecipando a colheita da mandioca e investindo na fabricação de goma de tapioca, entregando com uma oferta muito além do habitual e o setor privado não é capaz de consumir toda essa produção. Nesse sentido, fazem-se necessárias medidas, por parte do governo, que amenizem as perdas do setor”, disse.

A proposta do deputado é que a SEE adote providências no sentido de adquirir, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a produção de goma de tapioca dos produtores atingidos pela enchente.

Para concluir, o deputado falou do esquema investigado pela Operação Lava Jato, que apura irregularidades na Petrobras. Ao todo, são 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora de seis partidos (PMDB, PT, PP, SD, PSDB e PTB).

“O Partido dos Trabalhadores tem 8 políticos envolvidos nessa investigação, o PP tem 31 nomes. Então, o PT não está sozinho nesse mar de lama por isso não é hora de ninguém ficar apontando o dedo na cara do outro. O que eu recomendo é que aguardemos a conclusão da investigação antes de julgarmos qualquer coisa”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac