Encerrando atividades de 2017, Aleac realiza sessão solene com entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplauso

Como acontece todo final de ano, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma sessão solene para entregar 55 títulos de ‘Cidadão Acreano’, e 37 Moções de Aplauso. A solenidade contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados. A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplauso àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.

“Com muita honra recebemos os convidados nesta sessão solene que concede títulos de reconhecimento a cidadãos e instituições que se sobressaíram no decorrer do ano. Esta casa, que é palco de tantos debates importantes, hoje é palco para esta solenidade linda, que é realizada todo final de ano. Este momento é a oportunidade que temos para agraciar aqueles que se destacaram nas mais diversas áreas do Estado através de suas ações. É um momento único e de muita alegria para nós”, afirmou.

A primeira a ser homenageada foi a ex-deputada e ex-secretária Maria das Vitórias Soares Medeiros. Ela recebeu das mãos dos deputados Ney Amorim (PT), Manoel Moraes (PSB) e Maria Antônia (PROS) o Título de Deputada Emérita.

Maria das Vitórias Soares Medeiros ocupou o cargo de primeira-secretária  da Aleac de 1989 a 1990. Ela obteve quatro mandatos consecutivos de deputada estadual a partir de 1978. Era esposa do ex-deputado federal e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Tota que faleceu este ano.

Em pronunciamento, Maria das Vitórias agradeceu a honraria que recebeu e fez um breve relato de sua trajetória na política.

“Não sei nem se mereço tanto. Obrigada a todos por esta honraria. Estou realmente emocionada, principalmente porque não vejo na galeria desta casa a pessoa que me colocou na política, meu esposo João Tota. Procurei sempre seguir os caminhos que ele me orientou neste ofício, e creio que fui combativa, agindo sempre de acordo com os meus princípios morais e religiosos”.

“Não sou acreana de nascimento, mas sou acreana de coração, uma verdadeira combativa que ama o Acre. Cheguei aqui aos 23 anos de idade para abrir a extensão rural do Brasil, fui fundadora da antiga Emater, hoje Seaprof. Andei todos os municípios do Acre com dificuldades e foi assim que iniciei meus passos acreanos”, complementou.

O juiz federal Naiber Pontes agradeceu o Título de Cidadão Acreano e destacou a importância de participar das conquistas que o Acre tem conseguido ao longo dos anos. Ele falou ainda a respeito da Operação Lava Jato. Disse que este é um momento de reflexão de todos os brasileiros para que no cotidiano possam exercitar a ética.

“Receber esse título é um renascimento para todos nós que não nascemos nesta terra, mas que de alguma forma esta terra nos chamou para colaborar para que pudéssemos transformar a vida das pessoas. Em um momento que há escândalos envolvendo os três poderes da República, eu pergunto o que cada um de nós precisa fazer para termos um ambiente de harmonia? E a resposta que eu encontro é que cada um de nós, no seu dia a dia, deve ter sempre em mente o dever ético de fazer as coisas. Nós construiremos um país melhor, um estado melhor. Sempre fui uma pessoa otimista e este momento é de transformação para melhor, seremos uma nação mais consciente do dever ético”, disse Naiber Pontes.

Entre as moções concedidas, foi entregue uma Moção de Aplauso ao Tribunal de Justiça do Acre pela criação Projeto Cidadão, que visa levar cidadania aos lugares mais distantes do Acre. A moção foi entregue pelo deputado Nelson Sales (PV) à desembargadora Waldirene Cordeiro.

Mircléia Magalhães e José Pinheiro