loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique denuncia falta de estrutura da Defesa Civil do Estado

eliane100315A líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), deputada Eliane Sinhasique, denunciou a falta de estrutura da Defesa Civil Estadual. Ela pontuou que nessa cheia não havia lanternas para fazer a retirada das famílias no período noturno. “Era impossível prestar socorro à noite por falta de lanternas. Os barcos são insuficientes. Era preciso ter dinheiro em caixa para alugar os barcos dos ribeirinhos. Dos 22 municípios, apenas dois municípios têm estruturado a sua Defesa Civil. O resto não tem estudo, não tem preparação. As tragédias estão sendo anunciadas, ano após ano”, citou a parlamentar.

Sinhasique defendeu, ainda, um sistema de alerta e monitoramento permanentes do clima para que catástrofes da proporção das que ocorreram em Rio Branco e municípios do Alto Acre não voltem a ocorrer. Ela denunciou, também, que o equipamento que poderia fazer esse acompanhamento encontra-se sem uso na sede da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

A parlamentar comentou a vinda dos ministros da Previdência Social, Carlos Gabas, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Ela pediu informações sobre a liberação de recursos assegurados pelos ministros. Para a deputada, a vinda dos ministros causou uma confusão mental na sociedade.

“O que vimos aqui? Vimos a vinda de dois ministros. Muita conversa. Muita solidariedade, mas recursos nada. No dia 3 de março o ministro anuncia R$ 2,5 milhões para o Estado. No dia 7 de março, o governador em coletiva diz que não recebeu nem R$ 1,00.Visita de ministro é interessante, mas não libera nada”, lembrou a deputada peemedebista.

Eliane Sinhasique criticou a antecipação de um salário mínimo aos aposentados e pensionistas do INSS, como forma de empréstimo para serem pagos em 36 parcelas. A deputada afirma que não há beneficio algum na ação do Ministério da Previdência, isso porque o recurso concedido é um direito dos aposentados e pensionistas.

“O ministro vem aqui e anuncia a liberação de um salário antecipado. Um dinheiro que já é da população. Eu gostaria de dizer que com relação à liberação de um salário a mais para os aposentados e pensionistas, que nem todas as pessoas que moram às margens dos rios são aposentados e pensionistas”, finalizou a deputada.