Daniel Zen destaca liberação de recursos do Governo Federal para municípios alagados

daniel260215O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen (PT), comemorou na sessão desta quinta-feira, 26, a publicação na edição de hoje do Diário Oficial da União, da portaria de número 17, em que o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhece a situação de emergência de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil. Com o reconhecimento decretado, as cidades estão aptas a receber recursos do Governo Federal.

“Fiquei muito contente com o reconhecimento do Governo Federal, essas cinco cidades são as que mais sofrem com cheia do rio Acre no Estado. Mais de 50 mil pessoas já foram atingidas pela alagação em todo o Acre, a liberação desses recursos amenizará um pouco situação em que se encontram as prefeituras das cidades alagadas”, disse.

Quanto a afirmação do deputado Jairo Carvalho (PSD) de que os centros poliesportivos estaduais dos municípios de Senador Guiomar e Plácido de Castro estão num processo de reforma que já dura sete meses, Daniel Zen também se manifestou.

“A informação que recebi no momento é que a reforma do ginásio do município de Plácido de Castro já foi concluída e que o local já está sendo inclusive utilizado. O problema é que sabendo da fragilidade da receita dos municípios, o Estado construiu esses centros e acabou chamando para si uma responsabilidade que não é sua”, afirmou.

Daniel Zen afirmou ainda que os municípios acreanos continuam sofrendo com a má distribuição orçamentária da União Federal. “Hoje as prefeituras não têm recursos para fazer a reforma de um ginásio por conta disso. Precisamos defender o novo pacto federativo, com a má distribuição do bolo da receita os municípios do Acre são ausentes da Federação, são os que menos arrecadam na distribuição total das receitas tributárias. Temos que insistir nesse debate porque a maior fatia sempre fica com a União”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Foto: J. Simão