Deputado Gehlen Diniz critica governo por 3° pior índice nacional de exames para prevenção ao câncer de mama

Durante a sessão realizada nesta quarta-feira (4) o deputado Gehlen Diniz (PP) destacou a colocação do Estado na lista daqueles que menos investem na realização de exames para prevenção do câncer de mama. Conforme informações divulgadas em âmbito nacional, o Acre ocupa ficou em 3° lugar. O parlamentar criticou o governador Tião Viana (PT) pelo fato.
“O Acre mais uma vez é manchete nacional e com informações péssimas, apenas 3% das mulheres acreanas realizaram o exame de mamografia este ano. Em termos de prevenção ao câncer de mama somos o 3° pior Estado avaliado, isso porque temos um governador médico. O governo ainda alega que são as mulheres que não buscam fazer o exame preventivo”, criticou.
Gehlen Diniz afirmou não acreditar que o Estado possua mamógrafos suficientes para atender a demanda, tão pouco profissionais que deem conta do número de mulheres que precisam realizar o exame. Falou também que falta humildade por parte do governador em reconhecer as falhas de sua gestão. Por fim, ele pediu que algo seja feito.
“Em vez de ser humilde e reconhecer sua falha, o governador põe a culpa nas mulheres, afirmando que são elas que não procuram fazer o exame. Enquanto isso, mães de família morrem de câncer de mama, pois quanto mais tardio o diagnóstico, menores são as chances de cura. Eu não acredito que existam aparelhos e profissionais suficientes para o atendimento. Como vamos resolver um problema se não o encaramos de frente? Falta humildade, falta admitir os erros e tentar contornar essa situação calamitosa. Peço mais respeito às mulheres acreanas”, concluiu.
Andressa Oliveira
Agência Aleac