Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique aponta déficit de abate no Dom Porquito

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) falou durante a sessão desta quarta-feira (4) sobre a suinocultura no Estado. De acordo com a parlamentar, o frigorífico Dom Porquito, localizado na estrada que liga Brasileia a Assis Brasil, estaria funcionando com déficit no abate.

Eliane Sinhasique ressaltou que a Dom Porquito tem capacidade de abater 1.600 suínos por dia, mas está realizando apenas 180. Afirmou também que o frigorífico estaria comprando porcos do Mato Grosso, pois a produção local não tem sido suficiente para atender a demanda. Ela alega que o governo não investe em cursos técnicos que auxiliem os criadores do Estado.

“São apenas 55 criadores de porcos no Acre, um número muito baixo, e eles ainda enfrentam as mais diversas dificuldades, pois os produtos que servem para alimentar a criação estão em falta. Foi feito um investimento altíssimo num frigorífico moderno, mas não tem animais suficientes para abater. Não tem ramal, não tem apoio técnico, não tem financiamento”, afirmou.

A parlamentar questionou o deputado Lourival Marques (PT), que afirmou desconhecimento por parte dela acerca da produção agrícola. Pediu também que o governo tome providências para mudar o quadro produtivo no Estado.

“O nobre colega Lourival Marques tem um ponto de vista interessante sobre a produção rural, mas se ele conhecesse minha história não diria que falo sem conhecimento de causa. Sou de uma família de agricultores e sei o que é plantar, coisa que ele não sabe, porque sempre foi um menino mimado, não teve que trabalhar desde cedo como eu. Quando falo da zona rural é porque eu vivenciei isso e sei do que estou falando. Se não houver orientação nós não teremos produtividade, uma coisa está ligada a outra. Muito dinheiro foi aplicado e não temos mercadoria sequer para atender o mercado local”, finalizou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac