Deputado Lourival Marques questiona cancelamento de operações de câmbio nas agências do BB no Acre

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques, disse na sessão desta quarta-feira (4) que a partir do mês de novembro as operações de câmbio serão desativadas nas agências do Banco do Brasil no Estado. Segundo o parlamentar, quem precisar sair do Brasil nos próximos meses terá que procurar uma casa privada de câmbio para comprar dólar ou euro.
“O problema é que tem apenas uma casa de câmbio aqui no Acre que já pega esses recursos do Banco do Brasil e passa para terceiros. O cancelamento dessa operação no Banco do Brasil dificultará muito a nossa vida”, disse.
O deputado questionou a decisão e pediu que o superintendente do Banco do Brasil no Acre reavaliasse a deliberação. “Procuramos saber o motivo da desistência dessa operação e nos informaram que estava tendo muita lavagem de dinheiro devido às fronteiras que o nosso Estado faz com a Bolívia e Peru. Depois disseram que esse não era o real motivo e sim o fato de que essa operação de câmbio estava saindo muito cara para o banco. Enfim, não sabemos o que levou ao cancelamento dessa operação, o fato é que nós não podemos ficar sem essa operação aqui no Acre. Peço que o superintendente do Banco do Brasil reveja essa decisão”, complementou.
No Grande Expediente Lourival Marques retornou à tribuna para responder críticas da oposição com relação ao setor rural do Acre. “Dizer que o governo do Acre não incentiva a economia rural é um pouco demais”, retrucou o deputado.
Sobre a atuação da Peixes da Amazônia no Estado, o parlamentar também se manifestou. “Vem o deputado Luiz Gonzaga nesta tribuna dizer que a Peixes da Amazônia não deu certo, isso é um absurdo. A empresa tem, sim, suas dificuldades, mas dizer que ela não deu certo aí já é um pouco demais. E outra, querer culpar o governador pelos problemas da empresa também não acho justo. A Peixes da Amazônia é uma empresa privada, se tem problemas não é o governador que tem que resolver”, afirmou.
Para concluir, o deputado destacou o fortalecimento da produção rural do Acre. “Fico abismado quando ouço alguém falar nesta tribuna que o governo do Acre não cria condições para o produtor rural trabalhar. A oposição não quer mesmo se inteirar dos avanços do Estado do Acre. Além de só criticar, a oposição nunca aponta alternativas, apenas criticam através de matérias que saem nos jornais. A verdade é que há cinco anos atrás não tínhamos nenhuma indústria de suínos no Acre, e o peixe que vinha de Boca do Acre para ser vendido aqui. Hoje temos a Peixes da Amazônia e o Dom Porquito, duas empresas que deram certo e que juntas geraram mais de 600 empregos”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac