loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Geraldo Pereira volta a propor vagas em concursos públicos para indígenas e beneficiários do Bolsa Família

geraldo240614O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Geraldo Pereira, voltou a propor na sessão desta terça-feira, 24, que as vagas que serão disponibilizadas para negros, por um período de dez anos, em concursos realizados no âmbito da administração pública federal, também sejam ampliadas aos indígenas e beneficiários do programa Bolsa família do Estado do Acre.

A reserva de 20% das vagas é fruto do Projeto de Lei nº 6738/13, do Executivo, aprovado no dia 20 de maio deste ano. A aprovação do projeto é considerada uma vitória na luta pela igualdade racial no Brasil, como ação afirmativa estratégica para acelerar a mobilidade da população negra nos próximos dez anos. Entre os anos de 2004 e 2013, a fatia de negros que ingressou no serviço público variou de 22% a quase 30%.

O deputado informou que apresentará projeto de lei assegurando a participação dos mesmos em concursos públicos. “A ideia é que se acrescente a classe indígena do Acre bem como os beneficiários do programa Bolsa Família na reserva de 20% que a lei federal já assegura para os negros. Vou apresentar a matéria e discuti-la em plenário ainda este mês”, disse.

Para concluir, o parlamentar disse que o desenvolvimento econômico do Estado do Acre passa pelos ramais e que sem os investimentos em estradas o homem do campo não tem como produzir e escoar sua produção. “Todo plano de governo tem que assegurar os investimentos necessários para os ramais do Estado, facilitando assim o trabalho dos nossos produtores rurais. O projeto de governo da Frente Popular garante esses investimentos possibilitando dessa forma o desenvolvimento sustentável do nosso Acre”, afirmou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac