loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen destaca atuação da Aleac no caso de acadêmicos bolsistas do Fies no Acre

danielzen120215O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), usou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 12, para informar os encaminhamentos feitos pela comissão parlamentar que recebeu na manhã de ontem (11), os acadêmicos de diversos cursos da faculdade particular União Educacional do Norte (Uninorte). Os estudantes e bolsistas do Fies estiveram na Aleac para pedir o apoio dos deputados estaduais para o cancelamento do termo que a instituição de ensino estaria forçando os alunos a assinar no ato da matrícula, onde eles se comprometem a pagar parte do curso, caso o governo não repasse os valores.

Em pronunciamento Daniel Zen garantiu que a matrícula dos acadêmicos foi assegurada sem que os mesmos tenham que assinar o termo imposto pela instituição de ensino.

“Conversamos com os diretores da Uninorte e conseguimos que os mesmos sustassem o termo garantindo dessa forma a matrícula dos alunos. No entanto, o problema ainda persiste. Vamos continuar acompanhando o caso para assegurar que os alunos não sejam prejudicados”, disse.

O segundo passo, segundo o parlamentar, é apurar se o reajuste que está sendo cobrado dos alunos pela instituição de ensino superior está dentro dos parâmetros legais. “Temos que saber se esse reajuste que está sendo cobrado dos alunos pela universidade é justo ou abusivo. Temos que apurar melhor o caso para saber de fato se o reajuste imposto pela instituição está dentro dos parâmetros legais”, complementou.

O deputado destacou ainda a instalação da Contax no Estado do Acre. Segundo o parlamentar, a empresa que atua em bancos, prefeituras, empresas áreas, emissoras e operadoras de telefonia chegará ao Acre para a implantação de um callcenter.

“Estou falando de uma das maiores empresas da América Latina e que chegará ao Acre empregando mais de dois mil jovens que, inclusive, já estão em processo de capacitação. A Contax poderia se instalar em qualquer lugar, mas escolheu nosso Estado devido o grande esforço do governo em oferecer uma contrapartida que foi bastante atrativa para empresa, que foi a de qualificar a mão de obra local”, ressaltou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac