Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luiz Gonzaga volta a questionar situação da Fábrica de Pescado de Cruzeiro do Sul

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) voltou a falar na sessão desta quarta-feira (3) sobre a Fábrica de Pescado de Cruzeiro do Sul. Ele frisou que a obra tinha prazo de conclusão de sete meses, mas está há quatro anos parada. Para ele, os governos petistas se mantêm por meio de ‘falácias’.

“O que temos visto é propaganda e mais propaganda. Foram aos municípios do Juruá dizendo que iriam transformar o Juruá em um grande exportador de peixe, isso em 2012. Em agosto daquele mesmo ano iniciaram as obras de uma fábrica de peixe, com um prazo de inauguração de sete meses, que seria em março de 2013. Eu pergunto: cadê a exportação? Cadê a produção de peixe? Diziam que o peixe ia todo para lá. Então, é só conversa. Eu estou provando isso. Quantos investimentos foram feitos neste Estado, como a Fábrica de Tacos, a Fábrica de Camisinhas, a Fábrica de Peixes com a estação de piscicultura, cadê? É só conversa”, disse o deputado.

Luiz Gonzaga também comentou o discurso do deputado Jonas Lima (PT). Disse que o deputado petista peca por excesso ao tentar apresentar Mâncio Lima como um polo produtor agrícola do Acre.

“O nobre deputado se manifesta como se Mâncio Lima fosse o celeiro do nosso Estado. Está começando um trabalho agora, mas espero que continue”, argumentou.

Outro assunto abordado pelo deputado tucano foi com relação à retirada do centro de operações regionais da Eletronorte do Acre para Rondônia. Ele frisou que o futuro do Acre passa, primeiro, pela geração de energia, isso porque as indústrias que aqui vierem a se instalar necessitam dela para desenvolverem suas atividades.

“Isso é uma vergonha, deixar que o centro de operações regionais da Eletronorte saia do nosso Estado. No Estado do Maranhão e do Mato Grosso quiseram fazer a mesma coisa, mas eles mantiveram. O nosso futuro em matéria de geração de energia vai depender de Rondônia. O desenvolvimento está associado à geração de energia. Energia é algo estratégico, infelizmente não temos um governo com compromisso. Isso é um absurdo, um desrespeito com o Acre”, concluiu.

Luiz Gonzaga afirmou que esteve na comunidade Tartaruga, no Rio Valparaíso, região do Juruá, na última semana, participando de uma atividade esportiva. “Chegando ali, no dia seguinte reunimos a comunidade que nos pediu ajuda para realização de um campeonato que vai proporcionar integração e lazer. Para quem viveu nos seringais, a alegria é o futebol. Estamos ali ajudando aquelas pessoas a ter um lazer, a se integrarem, esse era papel do governo, mas infelizmente ele não faz”, ressalta.

Finalizando, ele falou sobre o encontro envolvendo PSDB e DEM. Na ocasião, os partidos reafirmaram parceria no sentido de montar um plano de desenvolvimento para o Acre tendo em vista as eleições de 2018.

José Pinheiro
Agência Aleac