Comissão de Segurança da Aleac realiza audiência pública para discutir violência em Assis Brasil

A Comissão de Segurança Pública e Combate à Violência e ao Narcotráfico da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou na tarde desta quinta-feira (30), uma audiência pública no auditório do Fórum da Comarca de Assis Brasil. Na ocasião, foram discutidos temas voltados ao combate à violência no município.
O encontro aconteceu pro conta da aprovação de um requerimento do deputado Jenilson Leite (PCdoB), presidente da Comissão. Os deputados Nelson Sales (PV), Lourival Marques (PT), Antônio Pedro (DEM), Leila Galvão (PT) e Gehlen Diniz (PP) também participaram da audiência, juntamente com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Polícias Civil, Militar, Federal, Bombeiros e vereadores do município.
O deputado Jenilson Leite abriu o evento agradecendo ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelo suporte oferecido aos parlamentares, que visitam as comunidades buscando ajudá-las. Em seguida, falou sobre o objetivo do encontro.
“Agradeço ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, que nos oferece toda base para que possamos visitar as comunidades. Em função de alguns questionamentos a respeito da segurança pública, estamos aqui para debater e chegar a um consenso sobre como podemos colaborar para ajudar nessa área. Sabendo que esse é um dever de todos, queremos ouvir a população em relação aos problemas que ocorrem em Assis Brasil, uma cidade fronteiriça e que precisa de cuidados especiais” observou o parlamentar.
O que os parlamentares disseram:
Lourival Marques
“Minha gratidão ao presidente Ney Amorim por aprovar e possibilitar esse encontro, que faz com que a Aleac possa discutir com a população os trabalhos das Comissões. Nosso governador tem lutado muito para combater a violência, capacitando e dando suporte às polícias. Aos estudantes que aqui estão, fico feliz que participem desta audiência e assim colaborem com ideias para que juntos possamos buscar melhorias para essa área”, ressaltou.
Antônio Pedro
“Cumprimento o deputado Jenilson, autor do requerimento, aos demais parlamentares, autoridades e a todos que estão nesta audiência. A falta de segurança tem sido uma pauta constante na Assembleia e ocasionado muitos danos ao nosso Estado. Sabemos também que as drogas são as grandes causadoras desse mal. Espero que com os encaminhamentos definidos aqui possamos ajudar a comunidade, os empresários e todos que sofrem com a insegurança que se instalou nosso Estado”, ressaltou.
Nelson Sales
“É a primeira vez que participo de uma audiência pública em Assis Brasil. Este é um município pequeno, mas infelizmente enfrenta problemas das grandes metrópoles. O tráfico de drogas, as guerras entre facções, aliciamento de menores para o tráfico, tudo isso é lamentável e nós temos que enfrentar. O Estado, os parlamentares e as forças de Segurança devem cumprir suas obrigações, mas a comunidade deve colaborar. Devemos construir juntos ideias e práticas que beneficiem a todos, para isso primeiramente iremos ouvi-los, para então colocarmos as ações necessárias em prática”, afirmou.
Gehlen Diniz
“Na quarta-feira da semana passada falei durante uma sessão sobre o número de furtos de veículos, relatei o assassinato de uma criança indígena e hoje vejo nos jornais que mais 10 pessoas foram baleadas ontem. A violência tomou conta da capital e do interior. A Secretaria de Segurança diz que a violência diminuiu, mas o que vemos é totalmente o contrário. Para resolver um problema, a primeira coisa que devemos fazer é admitir que ele existe. As polícias precisam aumentar suas corporações, e esse é só um dos passos a serem dados”, destacou o deputado.
Leila Galvão
“Agradeço a todos que atenderam ao convite que a Assembleia Legislativa fez, para que pudéssemos ouvir as demandas e construir encaminhamentos que gerem soluções para este problema. Agradeço ao presidente da Aleac pela sensibilidade que teve em autorizar a vinda dos parlamentares, pois assim nos aproximamos mais da população e conhecemos de perto seus descontentamentos. Nosso objetivo é sair dessa audiência com direcionamentos que colaborem com a melhoria da nossa Segurança”, reiterou.
Após as falas dos deputados houve a participação das autoridades locais e também da população, que deu sugestões para melhorias na segurança. A Comissão de Segurança Pública da Aleac vai agora formular um documento com base nos dados relatados e em seguida encaminhá-lo ao Poder Executivo e à Secretaria de Segurança Pública.
Andressa Oliveira
Agência Aleac