Comissão de Saúde realiza audiência pública em Brasileia sobre Hospital Regional e saúde pública

A Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu nesta quinta-feira (31) uma audiência pública no Centro Estadual de Educação Permanente de Brasileia, para discutir a entrega do Hospital Regional do Alto Acre e problemas relacionados à Saúde na região.
O encontro é fruto do requerimento do deputado Antônio Pedro (DEM), que salientou a importância da causa, uma vez que o Hospital Regional servirá para atender pessoas não somente de Brasileia, mas também de municípios vizinhos.
“Essa audiência tem como tema central o hospital da região, que precisa ser entregue o quanto antes. Essa é uma causa muito importante, pois saúde pública é uma prioridade e temos visto uma deficiência nessa área. Espero que a partir daqui tenhamos bons resultados e que os problemas sejam resolvidos”, justificou Antônio Pedro.
O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), falou que os setores municipal e estadual da Saúde precisam de unir para resolver o quanto antes esse problema.
“Precisamos trabalhar as competências dos setores municipal e estadual da Saúde e lutarmos por mais celeridade nas obras do Hospital de Brasileia, que teve suas obras iniciadas há três anos e até então não foi entregue. A população clama por um hospital novo, pois a população precisa disso, uma vez que, o hospital que está atendendo tem sua estrutura totalmente precária”.
A Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), agradeceu a presença dos legisladores no município e salientou que a audiência vai ao encontro dos anseios de sua gestão.
“É uma honra receber a Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Aleac, como também os demais presentes. Resolver os problemas da nossa população de forma célere é o nosso maior objetivo, por isso é importante estarmos aqui discutindo, apresentando os problemas e buscando soluções. Essa audiência vai ao encontro dos nossos desejos, pois sabemos o tamanho do desafio a ser superado por nós. Essa cidade precisa da união do governo e população para termos um lugar melhor para viver”.
O que os demais parlamentares disseram:
Heitor Júnior (PDT)
“A participação dos vereadores, promotores e todos aqui presentes é fundamental. A expectativa é que com esse novo hospital o atendimento seja melhorado para todos das redondezas que necessitam dos serviços dele. Tem muitas coisas na área da saúde que também devemos reconhecer, como, por exemplo, os transplantes que oferecemos, dando uma nova oportunidade de vida a quem precisa”.
Leila Galvão (PT)
“A todos aqui presentes eu quero dizer que fico imensamente agradecida. Reconheço, ainda, o esforço do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, por nos permitir e oferecer todo o suporte para visitarmos os municípios. Ele tem um compromisso firmado com todo o Estado e isso é notório. Segurança e Saúde são essenciais para a vida das pessoas e nosso papel é intermediar e articular melhorias para esses setores. O Hospital Regional é um sonho para muita gente, iniciou suas obras em 2013 e há uma espera para que ele seja entregue à comunidade”.
Nelson Sales (PV), vice-presidente Comissão de Saúde
“O que estamos fazendo aqui é buscando mediação com a comunidade, classe política e setores responsáveis. Houveram avanços na Saúde da capital, mas nos municípios faltam muitas coisas, inclusive, condições de trabalho para os profissionais. Muitos cidadãos precisam recorrer ao Ministério Público para terem suas necessidades na área de saúde atendidas e isso precisa ser corrigido o quanto antes”.
Jenilson Leite (PCdoB)
“Parabenizo o presidente Ney Amorim por estar fazendo da Aleac uma Assembleia Legislativa itinerante, pois toda semana uma comissão visita algum município para ouvir a população. Saúde não é uma área fácil de ser administrada, não se constrói de uma hora para outra, mas reconhecer o problema é o primeiro passo para resolvê-lo. No Acre, temos muitos problemas, principalmente no interior, porém, temos um governo que apesar das dificuldades tem buscado fazer sua parte, demonstrando comprometimento com nosso Estado”.
Os presentes na audiência dando sugestões e fazendo reclamações, que foram prontamente respondidas pelos representantes da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre).
Ao final da audiência, ficou acordado que os parlamentares irão elaborar um documento com todas as questões apontadas durante o encontro, e o mesmo será encaminhado ao Poder Executivo.
Também participaram do encontro representantes da promotoria de Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia, gestores das unidades hospitalares, representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e população em geral.
Andressa Oliveira
Agência Aleac