Deputada Leila Galvão parabeniza Xapuri pelos 112 anos e lutas sociais

Durante a sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Leila Galvão (PT) parabenizou o município de Xapuri pelos 112 anos de fundação. A parlamentar frisou que a cidade é o berço dos movimentos sociais de resistência e luta por dias melhores. Nesse sentido, ela lembrou a luta de Chico Mendes.
“Antes de falar a respeito de outras atividades, hoje gostaria de enaltecer uma cidade pela qual temos o maior carinho, inclusive, é a princesinha do Acre. Xapuri completa hoje 112 anos de fundação. São informações do próprio registro da prefeitura de Xapuri. Em nome do prefeito Bira Vasconcelos e dos vereadores, das pessoas da cidade e do campo, sendo reconhecida como berço dos movimentos sociais, a terra de Chico Mendes, de um povo aguerrido, de jovens ansiosos por dias melhores, por tudo isso gostaria de parabenizar Xapuri. Que Deus possa iluminar os seus gestores. Na condição de deputada estadual, tenho uma gratidão muito grande, não poderia deixar de fazer esse reconhecimento ao povo de Xapuri”, disse a parlamentar.
Leila Galvão destacou a Escola Belo Porvir, de Epitaciolândia, que ficou entre as 10 escolas brasileiras que teve projetos selecionados pelo II Edital Gestão Escolar para Equidade-Juventude Negra, que custeia ações de enfrentamento às desigualdades raciais na Educação. A iniciativa é desenvolvida pelo Fundo para Equidade Racial, Instituto Unibanco e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A escola acreana teve o projeto “Nos Varadouros da Equidade Racial” aprovado.
“Eu gostaria também de fazer um outro reconhecimento. A Escola Estadual de Ensino Médio Belo Porvir, que atende quase 700 alunos e tem como gestora a professora Maria Antônia Vieira, apresentou um projeto em âmbito nacional que foi escolhido entre os dez melhores inscritos em todo o país. Ela receberá um prêmio bastante significativo por estar trabalhando a equidade racial”, disse a deputada petista.
José Pinheiro
Agência Aleac