Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Mesa Diretora da Aleac realiza homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Durante o Grande Expediente da sessão desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ocorreu uma homenagem em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado na respectiva data. O autor do requerimento foi o presidente da Casa, deputado Ney Amorim (PT).

Ney Amorim, que é pai de Ney Amorim Júnior, portador da síndrome de Down, falou emocionado sobre o amor que sente pelo filho e o quanto aprende com ele todos os dias. O presidente da Aleac, que foi autor da resolução que permitiu a contratação de dois jovens portadores de síndrome de Down pela Assembleia Legislativa, ressaltou a importância de que outras instituições também ofereçam mais oportunidades a essas pessoas.

“É uma emoção estar aqui hoje com essas pessoas tão queridas e que vieram trazer, além das suas habilidades profissionais, alegria e um olhar diferente sobre as diferenças aos servidores da Aleac e parlamentares. A decisão em fazer essa homenagem partiu de todos os deputados, pois buscamos sempre agir em conjunto e eu os agradeço por isso. Como muitos já sabem, meu filho Ney Junior é portador da síndrome de Down. Quando ele nasceu veio com uma missão, a de mudar minha vida para melhor, de me transformar e fazer transcender o amor que em mim já havia por ele. Juntos já enfrentamos alguns desafios e graças a Deus temos vencido todos eles”, declarou.

O presidente da Aleac concluiu sua fala afirmando que muito mais que homenagear os portadores da síndrome de Down, o dia 21 de março serve para que a sociedade faça uma reflexão sobre o tema. Ressaltou também que espera que assim como o Poder Legislativo, outras instituições públicas e privadas ofereçam oportunidade de trabalho para essas pessoas.

Seleny de França, recepcionista da Aleac, disse que é muito grata ao deputado Ney Amorim pela oportunidade e destacou que seu desejo é que todos os que assim como ela possuem síndrome de Down, também possam entrar no mercado de trabalho.

“Esse trabalho é maravilhoso! O deputado Ney Amorim tem um filho como eu e ele ama tanto o filho dele que luta pela gente que tem síndrome de Down. Meu desejo é que todos iguais a mim tenham também a oportunidade de trabalhar”, desejou.

Francisco das Chagas, colaborador no setor de Protocolo da Aleac, afirmou estar feliz em poder comprar suas coisas com o próprio salário.

“É muito bom trabalhar e ter meu próprio dinheiro para comprar minhas coisas. O deputado Ney Amorim é muito bom e gosto muito dele. Como não tenho pai, ele é como se fosse um pai para mim”.

No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Síndrome de Down, essa data foi escolhida em alusão a uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome aparece com “3” exemplares (trissomia). Estima-se que a cada 700 nascidos no Brasil, um possui a síndrome.

Andressa Oliveira
Agência Aleac