loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique comenta morte de agentes penitenciários e pede providências

eliane040215A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) voltou a pedir providências quanto à “onda de violência” instalada no Estado. A parlamentar lembrou a morte de dois agentes penitenciários em menos de 30 horas nos últimos dias. Segundo ela, as mortes são um atentado ao Estado Democrático de Direito. “O Governo do Estado precisa dar uma resposta urgente. A população está cada mais encarcerada. Gostaria de sugerir aos meus pares que busquemos soluções. O assunto é sério e o que está acontecendo no Acre precisa de uma solução definitiva”, disse a deputada peemedebista.
A parlamentar comentou, ainda, a falta de equipamentos para a segurança pessoal dos agentes. Sinhasique disse estar estarrecida com a informação da falta de munição para as duas mil pistolas doadas pelo Governo de São Paulo. Segundo a informação repassada pelos agentes, o Governo do Estado não destinou recursos do orçamento para a aquisição desse item.

Eliane Sinhasique frisou, também, que os profissionais de Segurança Pública estão reféns do medo e há a possibilidade da atuação de facções criminosas no Estado vindas de outras regiões do país.

Em relação à denúncia apresentada pelo deputado Chagas Romão (PMDB), da ineficiência do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), ela apresentou alguns dados. No primeiro semestre de 2011 mais de 4 mil pacientes buscaram atendimento hospitalar fora de domicílio.

“Há uma preocupação muito grande. O nosso povo está adoecendo mais e não está tendo o tratamento no nosso Estado”, advertiu Sinhasique.

Outro problema apresentado pela deputada é o não reajuste das diárias destinadas aos pacientes que fazem tratamento fora do Estado. De acordo com informações citadas por ela, o Governo do Estado vem descumprindo uma decisão judicial que pede o reajuste dos valores.

“Um lugar insalubre em São Paulo custa R$ 40,00 enquanto que o TFD quer pagar apenas R$ 30,00. Há uma decisão judicial que foi proferida há 7 meses em que obriga o Estado a pagar 3 dias antes da pessoa viajar e não é cumprida”, destacou a parlamentar acreana.

Finalizando, Sinhasique respondeu aos deputados Raimundinho da Saúde (PTN) e Jonas Lima (PT) que a oposição não será subserviente ao governo do Estado. A resposta veio depois da defesa dos dois parlamentares quanto ao funcionamento do Hospital do Câncer no Acre, o Unacon.