loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Após sessão solene, deputados definem apoio a Tarauacá e Agentes Penitenciários

mensaggov030215Os deputados estaduais, que tomaram posse no último domingo, 1º, realizaram na manhã desta terça-feira1 3, sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos. A sessão foi marcada pela leitura da mensagem governamental, realizada pela governadora em exercício, Nazaré Araújo. Logo após o encerramento da sessão solene, o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), convidou os deputados para uma reunião no centro do plenário, para definir uma Comissão para receber os Agentes Penitenciários que foram até o Legislativo pedir apoio dos parlamentares.

Em seguida, os deputados também se reuniram com o vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista, que foi até a Aleac pedir apoio dos parlamentares para a população do município. No primeiro dia de trabalho os deputados trabalharam até às 14 horas.

“Nós realizamos uma sessão solene e, logo em seguida, nos reunimos para deliberar sobre dois assuntos importantes. Primeiro nos reunimos com uma comissão dos Agentes Penitenciários e decidimos intermediar uma reunião deles com a equipe de governo. Em seguida conversamos com o vice-prefeito de Tarauacá. Na oportunidade os 24 deputados estaduais decidimos uma ajuda humanitária à população. Será uma ação conjunta dos parlamentares e servidores da Casa”, disse.

Participaram da sessão solene o desembargador Roberto Barros, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; o desembargador Adair Longuini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE); o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Oswaldo D’Albuquerque; e o Conselheiro Ronald Polanco, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em pronunciamento na tribuna Nazaré Araujo ressaltou o compromisso de fazer uma gestão de diálogo permanente, com propostas oriundas das demandas do povo, priorizando temas como saúde, educação, segurança e infraestrutura para o desenvolvimento econômico do Estado do Acre.

Gestão com dinamismo e crescimento

“O Acre desponta na Amazônia como um Estado forte com oportunidades para todos. O governador Tião Viana desenvolveu um vigoroso salto no setor econômico do Estado, o Acre é conhecido como exemplo de economia verde. O crescimento do PIB foi de 6% ao ano entre 2009 a 2012, acima da média nacional, isso demonstra que nos últimos quatro anos servimos de todo coração”, ressaltou.

Ela citou ainda as conquistas do Estado nos últimos quatro anos nas áreas de saúde, educação e segurança. Na área da saúde ela ressaltou a construção de hospitais bem como o aumento considerável no quadro de médicos que, segundo ela, no ano de 2010 era de 516.

No setor da educação Nazaré afirmou que o mesmo obteve melhorias significativas na infraestrutura. Ela adiantou ainda que um dos maiores desafios para os próximos quatro anos é a erradicação do analfabetismo no Estado.

Quanto à Segurança Pública, a governadora falou da batalha que está sendo travada contra a violência. Ela garantiu que todas as polícias do Estado estão sendo devidamente equipadas para reforçar as atividades de policiamento, investigação e perícia técnica.

A mensagem reafirmou ainda uma gestão genuinamente pública, num estilo adequado à produção de resultados e à necessidade de avanços decisivos na construção coletiva e compartilhada de um novo Acre, com um governo parceiro e um povo empreendedor.

Lideranças Partidárias

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), na ocasião representando a bancada de oposição da Aleac, afirmou que o bloco será fiscalizador e propositivo. “Estaremos dispostos ao diálogo para construirmos juntos as alternativas necessárias para o desenvolvimento do nosso Estado. A independência entre os poderes é a chave para um desenvolvimento social saudável com justiça para nossa população”, disse.

A oposicionista ressaltou ainda a disposição da bancada para enfrentar os desafios do Acre. “Os desafios são muitos, mas se depender da nossa vontade de ajudar a vencê-los estaremos aqui! O que queremos é trabalhar. E trabalho é o que não falta”, enfatizou.

Representando a base governista na Aleac o deputado Daniel Zen (PT) afirmou na tribuna que a FPA construiu nos últimos anos um “Novo Acre”. Ele reafirmou a parceria do governador Tião Viana (PT) com o povo do Acre. “Não podemos negar que Tião realiza um governo parceiro e empreendedor”, disse.

Segundo o parlamentar, não e possível falar de um novo Acre sem ressaltar os feitos dos governos da FPA nos últimos 16 anos. “Não podemos falar desse novo Acre e do que esta por vir, sem ressaltar os feitos dos governos da FPA nesses últimos 16 anos, sobretudo nos últimos quatro anos. E falar dos feitos e realizações dos nossos governos é falar em desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Essas três dimensões constituem um tripé considerado estratégico por aqueles que conduziram esse projeto político, do seu início até os dias de hoje”, afirmou.

Após a leitura governamental e os pronunciamentos dos deputados, o presidente Ney Amorim encerrou a solenidade agradecendo a presença das autoridades bem como de todos os parlamentares. “Hoje de fato começa um novo ciclo, temos muito trabalho pela frente e o povo acreano pode ter certeza que não faltará da minha parte e da parte dos meus colegas empenho e dedicação para que possamos fazer uma ótima legislatura”, disse.

O deputado convidou ainda os 24 parlamentares para uma reunião no centro do plenário com o intuito de traçar metas a serem realizadas nos próximos dias no Parlamento Acreano.

Apoio a Tarauacá e Agentes Penitenciários

Após a sessão solene que marcou o início dos trabalhos legislativos de 2015, o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), convocou os parlamentares para uma reunião no centro do plenário para tratar dos problemas que a população do município de Tarauacá enfrenta devido à nova enchente do Rio Tarauacá.

O vice-prefeito daquela cidade, Chagas Batista, pediu o apoio dos deputados descrevendo o temor da população de que a nova enchente possa ser mais severa que a última ocorrida em novembro de 2014.

“Em novembro o rio subiu durante sete dias, agora em janeiro já estamos há 12 dias com ele em situação de alagamento. Muitos bairros já foram atingidos e mesmo com a ajuda da Defesa Civil, dos agentes da prefeitura e dos Bombeiros a situação ainda é grave”, disse o vice-prefeito.

O deputado Ney Amorim e os demais parlamentares garantiram apoio total às famílias de Tarauacá. O presidente da Aleac colocou o Poder Legislativo à disposição daquele município. Ele sugeriu ainda que um ponto de arrecadação fosse montado no Poder Legislativo pelos próprios servidores do mesmo modo que foi feito na época da enchente do rio Acre.

“Estamos sensibilizados com a situação que vive a população de Tarauacá, esta Casa não tem cor partidária, nós temos que nos unir para ajudar nosso povo. Vamos montar um ponto de arrecadação de alimentos, colchões e roupas e essa ação será realizada pelos próprios servidores do mesmo modo que foi feito na última enchente do rio Acre. Tenho certeza que dessa forma conseguiremos ajudar aquelas famílias”, disse.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac