Éber Machado recebe visita de membros do Conselho Federal de Farmácia no Acre

coselhofarm020215O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Éber Machado (PSDC), recebeu na manhã desta segunda-feira, 2, dois membros do Conselho Federal de Farmácia. Eles vieram agradecer o parlamentar pela aprovação do projeto que “Institui a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e dá outras providências”. O projeto foi sancionado pelo governador Tião Viana (PT) no dia 14 de janeiro de 2015. A Semana de Conscientização será realizada anualmente na quarta semana do mês de junho.

O objetivo da Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, segundo o projeto, é informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação, conscientizar os comerciantes de medicamentos acerca da relevância de seu papel social para a redução de ocorrências ligadas às consequências da automedicação e, especificamente, divulgar a importância e a competência técnica do profissional farmacêutico no ato da dispensação de medicamentos, podendo, inclusive, prescrever medicamentos isentos de prescrição médica.

Para o deputado, a população precisa ser mais bem orientada sobre os perigos da automedicação. Ele acredita que a realizações de palestras de esclarecimentos e propagandas publicitárias ajudarão a conscientizar as pessoas.

“Quero agradecer primeiramente ao governador Tião Viana por ter sancionado esse projeto, sabemos do perigo que a automedicação pode trazer na vida de uma pessoa. Acredito que a proposição em análise poderá contribuir para divulgação e discussão do tema tratado, o que será estratégico para a redução dos casos de intoxicação e de outros efeitos indesejados decorrentes da automedicação”, disse.

Segundo a conselheira federal de farmácia Rossana Santos Freitas apesar de todo o esforço dos membros do Conselho para alertar a população sobre os perigos da automedicação, essa prática ainda é constante no Estado.

“Estamos muito felizes com a sanção desse projeto e seremos eternamente gratos pelo empenho do deputado Éber Machado. Acredito que a semana de conscientização e combate a automedicação ajudará consideravelmente a combater essa pratica”.
De acordo com a conselheira, as pessoas não devem ingerir medicações na dose e na situação que lhes forem convenientes. “Em síntese, embora haja no mercado medicamentos que podem ser adquiridos sem prescrição médica, nenhuma substância farmacologicamente ativa é inócua ao organismo. As pessoas têm que parar com esse hábito de ingerir as medicações na dose e na situação que bem entendem”, alertou.

O deputado Éber Machado se propôs ainda a realizar uma sessão solene em alusão ao dia Nacional do Farmacêutico que é comemorado todo dia 20 de janeiro. “Vou apresentar requerimento pedindo a realização de uma sessão solene em alusão ao dia do farmacêutico. Durante a sessão teremos a oportunidade de divulgar e discutir melhor sobre o tema tratado, o que queremos com isso é reduzir os casos de intoxicação e de outros efeitos indesejados decorrentes da automedicação”, finalizou.

Mircléia Magalhães