loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputados estaduais tomam posse na Aleac e elegem nova Mesa Diretora

deps010215Em sessão que durou cerca de 1h50min, os 24 deputados eleitos e reeleitos da 14ª Legislatura do Poder Legislativo acreano, tomaram posse neste domingo (1º). Dos 24 deputados estaduais empossados, 17 assumiram o mandato pela primeira vez. A cerimônia de posse dos parlamentares, presidida pelo deputado Ney Amorim (PT) e secretariada pelo deputado Manoel Moraes (PSB), foi realizada na manhã de hoje no plenário da Assembleia Legislativa do Acre.

Por volta das 10h20, após a execução do Hino Acreano, Ney Amorim convocou todos os deputados para fazerem o juramento de posse. O texto, lido no plenário diz: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Acre”.

Após a leitura do juramento, os 24 os deputados foram chamados nominalmente para confirmar o compromisso feito.  Os parlamentares foram empossados para um mandato de quatro anos, que vai até o dia 31 de janeiro de 2019. A grande maioria dos deputados é do sexo masculino, enquanto que o número de mulheres no Parlamento será de apenas 4.

Após a posse o deputado Ney Amorim suspendeu a cerimônia por dez minutos para que os parlamentares pudessem se preparar para a votação da nova Mesa Diretora.

Votação

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficou definida desta forma:

mesa010215Os deputados Ney Amorim (PT) e Manoel Moraes (PSB) foram eleitos aos cargos de presidente e primeiro-secretário com votos dos 24 parlamentares. O deputado Éber Machado (PSDC) também teve votação unânime para a 1ª vice-presidência, bem como a deputada Maria Antônia (PP), que foi eleita ao cargo de segunda-secretária.

Os deputados Raimundo Correia (PTN), Jesus Sérgio (PDT), Chagas Romão (PMDB), Nicolau Júnior (PP) e Jonas Lima (PT), foram eleitos aos cargos de 2º vice-presidente, terceiro-secretário, 3º vice-presidente, quarto-secretário e quinto-secretário respectivamente. A votação começou às 11h05min e foi realizada com cada deputado declarando seu voto na tribuna e nominando o candidato ao cargo pretendido.

O presidente eleito da Aleac, deputado Ney Amorim, disse durante pronunciamento que realizará uma gestão marcada pelo diálogo. “Estou muito feliz por ter sido eleito o novo presidente do Parlamento acreano, hoje é um dia muito importante para nós e para o povo do Acre. Tenho dialogado com todos os parlamentares desta legislatura e será dessa forma que vamos trabalhar daqui pra frente”, disse.

Confira a lista dos deputados estaduais empossados por partido:

(PT) Ney Amorim, Daniel Zen, Jonas Lima, Lourival Marques e Leila Galvão
(PMDB) Chagas Romão e Eliane Sinhasique
(PTN) Josa da Farmácia e Raimundinho da Saúde
(PDT) Jesus Sérgio e Heitor Júnior
(PROS) Maria Antonia
(PSDC) Éber Machado
(PSB) Monoel Moraes
(PCdoB) Dr. Jenilson
(PSDB) Luiz Gonzaga
(PP) Nicolau Júnior
(PRB) Doutora Juliana
(PP) Gehlen Diniz
(PRP) André da Droga Vale
(PV) Nelson Sales
(PSD) Jairo Carvalho
(DEM) Antonio Pedro
(PR) Whendy Lima

Mircléia Magalhães
Agência Aleac