loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê apresenta relatório da viagem que fez à China e Holanda

jltche091214O terceiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado José Luís Tchê (PDT), usou a tribuna na sessão desta terça-feira, 9, para relatar a viagem que fez à Holanda e à China com uma comitiva de deputados estaduais do Acre, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pernambuco. A delegação visitou em missão oficial as cidades de Amsterdam, Rotterdam e Haia, na Holanda e as cidades de Guangzhou e Pequim, na China.

A ida dos parlamentes acreanos àqueles países foi organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, entidade que atualmente é presidida pelo próprio parlamentar.

De acordo com o Tchê, a viagem tinha como objetivo principal fortalecer as relações institucionais, legislativas e comerciais com os países visitados. “Fomos muito bem recebidos nos dois países, tivemos a oportunidade de manter diversos contatos e debater assuntos nas áreas de comércio, importação e exportação, sistema portuário, meio ambiente, sustentabilidade e relações internacionais”, disse.

O deputado relatou que na ocasião apresentou às autoridades chinesas a viabilidade da importação e exportação via estrada do Pacífico. De acordo com Tchê, essa pode ser uma das saídas para o desenvolvimento regional, ou seja, uma parceria com a China. “Também tivemos a oportunidade de apresentar durante as conferências a logística referente à ponte do Pacífico que foi feita com o intuito de desenvolver ainda mais nossa região. Eles ficaram muito impressionados com o projeto”, disse.

Para concluir, o parlamentar destacou a oportunidade que teve de falar sobre o Brasil e o Acre. “Cinquenta e seis países participaram dessa conferência e apenas três deles tiveram voz: a Holanda, Bolívia e o Brasil. Eu tive um tempo de 10 minutos para falar um pouco do Brasil e do Acre e fiquei muito feliz por poder divulgar o nosso Estado, nossas potencialidades”, complementou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac