loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Antônio Pedro confirma reunião com presidente do ICMBio em Brasília

O deputado Antônio Pedro (DEM) ressaltou na sessão desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que irá a Brasília se reunir com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, juntamente com outros parlamentares do Acre. Na pauta, a problemática envolvendo os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes que vêm sendo multados por fiscais do órgão.

“Numa reunião aqui na Aleac ficou encaminhado que uma comissão de deputados iria até Brasília falar com o presidente do ICMBio e o ministro do Meio Ambiente. Já está marcada uma audiência com o presidente do ICMBio terça-feira, em Brasília. Eu e os deputados Chagas Romão e Manoel Moraes vamos conversar com ele em busca de uma saída. Essas pessoas estão ameaçadas de perderem as suas “colocações”. Tudo o que elas ganharam está ali. Muitas foram notificadas”, pontua o democrata.

O parlamentar defendeu o diálogo em vez da aplicação de multas. “Ontem eu estive aqui na tribuna falando a respeito dos funcionários do ICMBio que têm causado terror ao povo da reserva. Não aceitamos esse tipo de conduta com aqueles pobres que trabalham para tirar o seu sustento. Na verdade, eles não conhecem a luta desses trabalhadores da floresta. Há pessoas que foram multadas e que mesmo se venderem tudo o que têm não conseguem pagar as multas”, disse o parlamentar.

Antônio Pedro acentuou que o governo federal precisa garantir a sustentabilidade dessas pessoas dentro das reservas. “Antes de cobrar deveria dar a elas condições para manterem suas famílias. Muitas vezes elas criam seus rebanhos e estão sendo proibidas de fazerem isso, sendo que essa é uma forma de conseguir um dinheiro mais rápido para sustentar suas famílias”, acrescenta.

José Pinheiro
Agência Aleac