loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Sindicância da Aleac que apura mortes na Maternidade Bárbara Heliodora se reúne com Comissão de Óbitos da unidade

A Comissão de Sindicância da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), instalada para apurar as mortes de bebês na Maternidade Bárbara Heliodora, no período de julho a agosto de 2016, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com a Comissão de Óbitos da unidade. Na ocasião foram entregues aos parlamentares as fichas de óbitos de recém-nascidos no período investigado.

O presidente da Comissão de Sindicância da Aleac, deputado Heitor Júnior (PDT), disse que o trabalho da Comissão está sendo desenvolvido com transparência e muita responsabilidade. “Desde o início encaramos o processo com muita responsabilidade e transparência, sem contaminação política. O objetivo principal é priorizar a vida”, disse.

Heitor Júnior informou que até o dia 30 de novembro o relatório final será divulgado pela Comissão. “Estamos trabalhando incansavelmente para dar o mais rápido possível uma resposta à população acreana. Estamos dialogando com a direção da Maternidade Bárbara Heliodora e assim que colhermos todas as informações necessárias para a conclusão do processo, o relatório será devidamente divulgado pela Comissão de Sindicância”, complementou.

A Comissão tratou ainda da necessidade de intensificar o trabalho nas unidades de saúde de atenção básica no que diz respeito ao pré-natal. “O Ministério da Saúde recomenda sete consultas, há mães que não fazem duas consultas durante toda a gestação. Isso é muito grave. Temos também que promover a educação de saúde a essas mamães, elas precisam saber dos riscos que uma gravidez precoce pode trazer, tanto para elas quanto para os bebês”, disse Eliane Sinhasique.

Para o relator da Comissão, deputado Jenilson Leite (PCdoB), a apuração vai além da consulta aos prontuários. Ele informou que na próxima semana serão ouvidos os familiares dos bebês que foram a óbito.

“É necessário ouvir os dois lados. Estamos fazendo isso com muita responsabilidade e cautela. Vamos analisar os prontuários e caso surjam dúvidas vamos anotá-las. Hoje recebemos da Comissão da maternidade as fichas de óbitos e na próxima semana vamos chamar as mães para ouvir o que elas têm a dizer”, pontua Jenilson Leite.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac