Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Leila Galvão quer mais segurança nas unidades de saúde do Estado

A deputada Leila Galvão (PT) solicitou nesta terça-feira (1º), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), mais segurança para os profissionais que atuam nas unidades de saúde no Estado. Ela citou o caso de um enfermeiro que foi agredido em Brasileia, no Hospital Raimundo Chaar, no último final de semana.

“Eu gostaria aqui de falar a respeito de um episódio que aconteceu no final de semana, no Hospital Raimundo Chaar. Eu estava na região e tomei conhecimento de uma situação que tem acontecido com certa frequência, que é a insegurança permanente dos profissionais de saúde que trabalham naquela unidade. Há mais de um ano que nós não temos o serviço de segurança, e não é só na unidade de saúde de Brasileia que nós não temos a segurança adequada. Eu gostaria de fazer um pedido, que fosse encaminhado ao secretário de Saúde, Gemil Júnior, que a sua equipe pudesse olhar com atenção para a necessidade de contratação de segurança armada ou encontrasse alternativas para essa situação”, disse a deputada.

Leila Galvão reconheceu a burocracia existente para a realização do processo licitatório, mas acrescentou que o caso é urgente, isso porque essa insegurança tem interferido no psicológico desses profissionais. “O cara chegou com um rifle colocando na frente do enfermeiro Ronaldo. O psicológico desse enfermeiro está abalado. Faço essa reivindicação ao secretário de Saúde, se não é possível de imediato efetuar a contratação desse serviço, que pudessem ser buscadas outras alternativas. O mínimo que queremos é a tranquilidade no local de trabalho desses servidores”, completa.

Finalizando, a deputada petista falou sobre a visita que fez no último final ao ramal Porto Carlos, próximo a Assis Brasil. A parlamentar agradeceu ao produtor rural Marcelo Ponte pela acolhida e disse que o momento foi uma oportunidade de ouvir a comunidade. Ela também agradeceu ao governador Tião Viana (PT) por assumir o compromisso de melhorar a condições dos ramais.

“Foi um momento de ouvir a comunidade. E nessa localidade gostaria de reconhecer o esforço do governo do Estado de melhorar o ramal com qualidade, embora boa parte dos ramais sejam de competência dos municípios”, menciona.

José Pinheiro
Agência Aleac