Ação parlamentar garante exame de mamografia a mulheres do interior do Estado

Por meio de uma ação do gabinete da deputada Leila Galvão (PT), em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), um grupo de mulheres de Brasileia realizou o exame de mamografia no Centro de Controle Oncológico (Cecon) na manhã desta quinta-feira (27).
Leila Galvão destacou a importância da realização desses exames preventivos, principalmente para as mulheres da zona rural, que muitas vezes são desassistidas de qualquer atendimento em saúde.
“Precisamos unir as nossas forças para diminuir os indicadores relativos ao câncer de mama. Nesse sentido, eu gostaria de agradecer ao presidente Ney Amorim, ao secretário Lourival Marques e ao secretário de Saúde, Gemil Júnior. Nos colocamos à disposição e reforçamos o nosso compromisso enquanto parlamentar”, disse Leila Galvão.
A deputada destacou que essas ações corroboram com a Campanha Outubro Rosa, que acontece em nível mundial e tem como tema principal o combate ao câncer de mama por meio de ações de prevenção. Ela acrescentou que “o poder público precisa intensificar as ações para evitar o avanço dessa doença que tem afetado muitas mulheres”.
Já o secretário de Saúde, Gemil Júnior, que esteve presente na ação, argumentou que é necessário a conscientização das mulheres para que busquem a realização dos exames que diagnosticam a presença do câncer de mama. “As mulheres têm toda uma atenção nossa. Temos que conscientizá-las para fazer o exame. Isso é muito importante. O câncer é uma doença maligna, que destrói. Nesse sentido, estamos fazendo o direcionamento das unidades de atendimento”, pontua o gestor.
A gerente-geral do Cecon, Priscila Murad, acrescentou que são 80 exames de mamografia diários. E o serviço ambulatorial atende uma média de 105 mulheres por dia. Ela parabenizou a ação realizada pela deputada Leila Galvão e falou do atendimento no interior.
“As equipes do interior fazem a triagem das mulheres e encaminham para Rio Branco por intermédio da regulação. Atualmente o Cecon conta com dois mamógrafos, atendendo uma média de 80 mulheres por dia”, destacou.
Para a dona de casa Maria das Dores dos Santos, 60 anos, que reside em Brasileia, a iniciativa da deputada Leila Galvão é importante porque a maioria das mulheres trazidas pela parlamentar não tem condições de custear o exame, que na rede privada custa em média R$ 300,00.
“Esse exame é muito caro para nós que ganhamos pouco. Ficamos muito gratificadas pela ação da deputada Leila. Ela tem sido uma parceira do povo de Brasileia”, disse a dona de casa.
José Pinheiro
Agência Aleac