Deputado Daniel Zen faz balanço sobre ações do governo para combater violência no Estado

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), usou seu tempo durante a sessão desta terça-feira (25) para apresentar um balanço sobre as ações executadas pela Segurança Pública afim de conter o conflito entre facções rivais ocorridas durante a semana passada.
O parlamentar ressaltou que as brigas e assassinatos ocorridos entre membros de facções criminosas no Estado são decorrentes da guerra para dominar determinados pontos de vendas de drogas. Destacou ainda que os estados fronteiriços têm sido alvos constantes, principalmente os da regiões Norte e Nordeste.
“Não podemos esquecer que estamos cercados pelos maiores produtores de cocaína do mundo: Peru e Bolívia, povos irmãos que ainda enfrentam grandes dificuldades com o tema. Precisamos despertar o grande responsável pelo combate a essa tragédia: o governo federal. Estados e municípios não têm essa atribuição constitucional, são vítimas da omissão federal.
Zen destacou o trabalho que tem sido feito pelo governo estadual para combater o tráfico de drogas e a violência no Estado. E concluiu afirmando que o combate ao narcotráfico é atribuição constitucional do governo federal, que, de acordo com ele, está alheio ao tema.
“O governo tem feito o impossível para combater o crime em nosso Estado. Foram convocados mais 220 agentes penitenciários e estamos abrindo concurso para agentes socioeducativos. A disputa atual do crime do eixo Rio-São Paulo, que tenta expandir sua escuridão para a Amazônia, encontrará o nosso total esforço e será derrotado no Acre, “ finalizou.
Andressa Oliveira
Agência Aleac