loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa promove curso de Língua Brasileira de Sinais

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Acreano, deu início nesta semana ao curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas são ministradas pela tradutora e intérprete Onélia Abreu.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), salientou que a ideia é aproximar o Parlamento ainda mais do povo acreano, de forma inclusiva. Ele destacou o papel social desempenhado pela Assembleia acreana.

“Desde que assumimos a Mesa Diretora tivemos a preocupação de tornar a nossa gestão inclusiva. Foi assim com a instalação de rampas de acesso e nos adequamos às novas diretrizes nacionais. Implantamos também a transmissão em Libras das sessões e agora estamos investindo na Educação Inclusiva”, disse Ney Amorim.

O curso em Libras tem duração de 120 horas e conta com 40 inscritos. Ao final, os concludentes receberão a certificação da Escola do Legislativo e da Coordenadoria de Inclusão do Estado.

A diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, falou sobre o curso. “A procura foi muito boa. A nossa intenção é abrir novas turmas. Estamos estudando essa possibilidade. Temos pedagogos, acadêmicos, profissionais da área. É bem diversificado, superou as nossas expectativas”, disse a diretora.

Rachel Farias falou ainda sobre o incentivo que a Mesa Diretora da Aleac tem proporcionado à Escola do Legislativo para promover a inclusão. “O presidente Ney é um incentivador para que se trabalhe mais as políticas de inclusão”, pontua.
Além desse curso, está sendo promovida a Oficina de Aperfeiçoamento em Taquigrafia, ministrada pela servidora da Aleac Maysa Furtado.

Agência Aleac
José Pinheiro