Deputado Jenilson Leite destaca importância da prevenção ao câncer de mama

Na sessão desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Jenilson Leite (PCdoB) falou da importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Destacando as ações desenvolvidas pelo ‘Outubro Rosa” em todo o país, o parlamentar ressaltou que a mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para a descoberta do câncer de mama. Segundo ele, quanto antes houver a descoberta do tumor maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

“Este ano a previsão é que 600 mil brasileiros sofram com alguma doença oncológica. Desses 600 mil, grande parte será de câncer de mama. Na maioria dos casos, quando se descobre a doença ela já está bem avançada. Nós temos à disposição da população mamógrafos em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. As pessoas que não têm acesso ou a cultura de fazer o exame, infelizmente descobrem tardiamente a doença, tendo que fazer na maioria das vezes vários tratamentos e até mesmo a retirada da mama”, disse.

O parlamentar frisou que as mulheres acima de 40 anos precisam fazer anualmente a mamografia. “Isso porque o câncer com menos de um centímetro não é detectado através da apalpação e sim através da mamografia, e em 95% dos casos são curados. Em um câncer com mais de um centímetro o tratamento é bem mais difícil”, frisou.

Jenilson Leite parabenizou ainda o deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) por ter destinado parte de suas emendas para instalação de mamógrafos em outras regionais do Estado. “Entendendo essa necessidade, Moisés está dedicando parte de suas emendas para instalação de mamógrafos na regional do Tarauacá/Envira e Alto Acre. Uma atitude que certamente salvará vidas e economizará os recursos do SUS que com a PEC 241 serão significativamente limitados”, afirmou.

O parlamentar parabenizou ainda a Escola do Legislativo da Aleac pela programação em alusão ao Outubro Rosa, que está sendo realizada no térreo do Poder Legislativo. A programação inclui vacinas preventivas para gripe, febre amarela e HPV (em meninas de 9 a 13 anos). Testes rápidos de glicemia capilar, hepatite B, HIV, Sífilis e aferição de pressão arterial também estão sendo feitos. “A iniciativa é válida visto que os prejuízos e os gastos com essas doenças são inúmeros. As mulheres devem se cuidar e se prevenir”, disse.

Para concluir, Jenilson Leite informou que conversou com o secretário de Saúde do Estado sobre a polêmica envolvendo o açaí produzido em Feijó. Preocupado com o caso, ele apresentou uma indicação na sessão da última terça-feira (10) solicitando da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) a realização de um inquérito soro epidemiológico no município de Feijó.

O objetivo do inquérito é saber se há pessoas no município portadoras da forma indeterminada (ainda sem sintomas) da Doença de Chagas e desmistificar o embaraço que foi criado diante das notas veiculadas nas redes sociais de que o “açaí de Feijó” está infectado pelo Tripanosoma cruzi, causando Doença de Chagas em quem possa consumir o produto.

O deputado quer também que novas amostras de açaí de diferentes produtores em regiões diversas do município sejam coletadas para novas análises. “Pedi que se faça uma nova coleta de amostra de diferentes produtores. Nós temos que descartar esse temor que foi criado sobre a produção de açaí de Feijó. Isso é um procedimento barato, que pode ser feito com uma parcela significativa da população. Se for confirmado que o caso ocorreu numa comunidade isolada não há muito perigo agora. Se for comprovado que o caso ocorreu em mais de uma comunidade o caso vai requerer outros cuidados. ”, disse o parlamentar.

Mircléia Magalhães