Deputada Leila Galvão faz reivindicação para produtores rurais da Reserva Chico Mendes

A deputada Leila Galvão (PT) relatou na sessão desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac,) que se reuniu na tarde da última quarta-feira (12) com produtores rurais da Reserva Chico Mendes. Segundo a parlamentar, com a chegada das chuvas os extrativistas daquela localidade estão sofrendo com as péssimas condições do ramal.

“Me reuni ontem com representantes da Reserva Chico Mendes e fiquei preocupada com as reivindicações que eles fizeram. O problema é a dificuldade no deslocamento dos produtores devido as péssimas condições do ramal. Com a chega das chuvas o acesso à localidade fica muito ruim e isso tem causado transtornos aos extrativistas”, disse.

Leila Galvão ressaltou que a Reserva Chico Mendes é de competência do governo federal que, de acordo com ela, atualmente não tem desenvolvido ações de manutenção e recuperação do ramal que dá acesso à Reserva Extrativista.

“Durante o verão, a recuperação e a manutenção que antigamente eram feitas não aconteceram por parte dos responsáveis. Sabemos que a reserva é de competência do governo federal e atualmente a gente não tem tido grandes expectativas de novos projetos ou ações para aquela localidade. Aliás, as atitudes desse governo têm nos causado grandes preocupações porque sabemos que os mais humildes serão os grandes prejudicados”, enfatizou.

A deputada pediu que os órgãos responsáveis pela reserva se manifestem, caso contrário o trabalho dos produtores rurais será prejudicado. “O Estado tem feito o seu papel, mas tudo tem seu limite. Peço que os órgãos responsáveis pela reserva se manifestem, os produtores rurais são trabalhadores importantíssimos para o desenvolvimento do Estado, eles não podem ficar na mão”, complementou.

Leila Galvão destacou ainda a implantação do Corpo de Bombeiros em Xapuri. Segundo ela, essa era uma reivindicação antiga da população daquele município. “Agora a população de Xapuri terá um destacamento do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Quero agradecer ao governador Tião Viana por ter atendido a reivindicação da população daquela cidade, mesmo o Estado estando numa situação delicada economicamente o governador entendeu que havia essa necessidade”, afirmou.

Para concluir, a parlamentar parabenizou a Escola do Legislativo da Aleac pela programação em alusão ao Outubro Rosa que está sendo realizada no térreo do Poder Legislativo. A programação inclui vacinas preventivas para gripe, febre amarela e HPV (em meninas de 9 a 13 anos). Testes rápidos de glicemia capilar, hepatite B, HIV, Sífilis e aferição de pressão arterial também estão sendo feitos.

“Uma ação importante do Poder Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em homenagem as mulheres e aos cuidados da saúde feminina. Quero parabenizar todos os envolvidos nesta programação que tem como objetivo sensibilizar as mulheres. Espero que todas as atividades possam atingir a sua meta e que mais mulheres possam procurar fazer os exames de prevenção”, finalizou.

Mircléia Magalhães