loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior destaca nota de esclarecimento da Sesacre sobre Doença de Chagas

O deputado Heitor Júnior (PDT) destacou na sessão desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a nota de esclarecimento sobre a Doença de Chagas divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesacre), após a polêmica em torno do açaí produzido no município de Feijó. O parlamentar também informou que reuniões foram realizadas com representantes do Idaf, Seaprof, Mapa, Sesacre e Vigilância Sanitária de Rio Branco, afim de elaborar um plano estratégico para a situação do açaí em naquele município.

A nota divulgada pela Secretaria de Saúde informa que os casos foram devidamente investigados e que orientações sobre o manejo na produção do suco de açaí, bem como outros provenientes de frutas de origem vegetal foram feitas no município. Ainda de acordo com a nota, houve um trabalho da Vigilância Sanitária e Epidemiológica em Feijó em relação ao consumo do açaí, considerando que todo o município consome o produto, sendo o mesmo proveniente de localidades e produtores da própria cidade.

A Sesacre também informou que foram coletadas durante o festival 5 (cinco) amostras do suco em locais diferentes da cidade para serem enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, que é o laboratório nacional de referência em exames para identificação do DNA do T. cruzi (agente causador da Doença de Chagas) em amostras alimentares.

Para Heitor Júnior, todas as pessoas que consumiram do suco de açaí produzido de forma artesanal deveriam fazer o exame epidemiológico. “O que nós queremos é que isso seja esclarecido o mais rápido possível. Seria mais seguro se todas as pessoas da comunidade Alto Alegre, de Feijó, que em comum consumiram o suco de açaí fizessem o exame epidemiológico, isso acalmaria mais as pessoas. Espero que tudo seja resolvido o mais rápido possível para garantir o bem-estar tanto dos produtores e dos consumidores”, afirmou.

O parlamentar disse que a Secretaria Estadual de Saúde já orientou a Secretaria Municipal de Saúde de Feijó quanto ao surgimento de novos casos em decorrência do consumo dos produtos pela população durante o Festival do Açaí, considerando que o período de incubação já passou.

“Uma reunião com os parceiros para a elaboração de um plano estratégico emergencial para atuação no município e prevenção nos demais também foi realizada”, informou.

Para concluir, o deputado parabenizou a Escola do Legislativo da Aleac pela programação em alusão ao Outubro Rosa, que está sendo realizada no térreo do Poder Legislativo. A programação inclui vacinas preventivas para gripe, febre amarela e HPV (para meninas de 9 a 13 anos). Testes rápidos de glicemia capilar, hepatite B, HIV, Sífilis e aferição da pressão arterial também estão sendo feitos.

“Quero parabenizar a Escola do Legislativo e toda a estrutura desta Casa por esta ação de saúde que tem como objetivo alertar as mulheres e ajudar na prevenção do câncer de mama. Uma ação importante que tem todo meu apoio”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac