Deputado Jamyl Asfury diz que responsabilidade de aluguel social em Xapuri é da prefeitura

O deputado Jamyl Asfury (PDT) aproveitou o tempo regimental na sessão desta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para esclarecer que quanto ao aluguel social em Xapuri, questionado pelo deputado Antônio Pedro (DEM), cabe à prefeitura o pagamento. Quanto às 250 casas, ele assegurou que o governo do Estado fez todo o levantamento, mas compete ao governo federal a ordem de serviço.

“A responsabilidade que foi assumida pela Prefeitura de Xapuri em relação ao aluguel social continua. Havia um compromisso. Vamos cobrar do prefeito. Quanto a essa questão das unidades habitacionais, a responsabilidade foi assumida pelo governo do Estado. Nós fizemos um levantamento criterioso e identificamos todas as famílias que precisariam ser removidas. Eu fiz esse acompanhamento”, disse o parlamentar.

Asfury disse também que o governador Tião Viana (PT) tem buscado junto aos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional a liberação de recursos para a construção dessas unidades, entretanto, com a transição de governo e a crise econômica, houve um atraso no planejamento para a construção dessas residências.

“As obras de uma parte dessas unidades deveriam ter começado no final do ano passado. Ainda que tenhamos ido várias vezes ao Ministério das Cidades e ao Ministério da Integração Nacional, encontramos as barreiras burocráticas. Acabou que o Programa Minha Casa Minha Vida foi prorrogado. O Estado fez tudo que era necessário ser feito. Cabe ao presidente Temer assinar a ordem de serviço. Lamentavelmente nós vivemos esse quadro hoje”, explicou.

José Pinheiro